FMCG Marcas

Alemanha admite pressionar UE para compensar agricultores pelos prejuízos com pepinos

Por a 3 de Junho de 2011 as 15:28

O Governo espanhol assegura que a chanceler alemã, Angela Merkel, concordou em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis depois de a Alemanha ter erradamente atribuído aos pepinos espanhóis a origem de um surto infeccioso que já matou 18 pessoas na Europa (17 delas na Alemanha).

Numa nota publicada na sua página da Internet, Madrid adianta que Angela Merkel disse a José Luis Zapatero, por telefone, que lamentava os danos causados, mas considerou que as autoridades de Hamburgo que identificaram os pepinos espanhóis como a possível origem da infecção por E.Coli, agiram de acordo com a lei.

As suspeitas, que foram mais tarde desmentidas, paralisaram as exportações de frutas e vegetais espanhóis, causando prejuízos de centenas de milhões de euros aos agricultores., estimados em 200 milhões por semana.

Já ontem, o ministro da Agricultura português, António Serrano, disse que Portugal vai pedir indemnização a Bruxelas pelos prejuízos que os agricultores portugueses estão a ter com os pepinos, tendo já sido enviado um relatório sobre o impacto na agricultura portuguesa.

“Estou preocupado com isso porque numa semana já tivemos prejuízos na ordem dos dois milhões de euros”, disse ontem à TSF António Serrano, que falou ainda na dificuldade em ser restaurada a confiança dos consumidores.

*Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *