FMCG Marcas

Rússia proíbe importação de legumes frescos europeus

Por a 2 de Junho de 2011 as 9:24

Depois de já ter proibido a importação importação de legumes frescos provenientes da Espanha e da Alemanha, o Governo russo decidiu alargar esta medida a todos os legumes frescos da União Europeia (UE).

A proibição de importação de legumes frescos de todos os países membros da União Europeia (UE) é devido ao surto infeccioso com a bactéria Escherichia coli que já causou pelo menos 17 mortes.

“A interdição das importações de legumes frescos, que preocupa todos os países da UE, produz efeitos esta manhã”, anunciou o chefe da agência de protecção dos consumidores, Gennady Onishchenko, citada pela agência Interfax.

Os legumes que já foram importados “serão apreendidos em toda a Rússia”, acrescentou o mesmo responsável.

O surto agravou-se na Quarta-feira, com o balanço do número de mortes a subir para 17 e com o registo de centenas de novos casos detectados, inclusivamente na Holanda e nos EUA em pessoas que, aparentemente, terão estado em trânsito na Alemanha.

A União Europeia enfrenta uma “grave crise” e tudo deve ser feito para se identificar o mais rapidamente possível a causa da epidemia”, afirmou o Comissário Europeu da Saúde, John Dalli.

A Comissão Europeia levantou esta Quarta-feira, o alerta sobre os pepinos espanhóis, após a Alemanha ter reconhecido que estes não terão sido a causa do surto.

Segundo um porta-voz da Comissão Europeia, a Europa enfrenta uma “crise de consumo de produtos”, tendo-se verificado uma “diminuição drástica do consumo de frutas e legumes e não apenas de pepinos”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *