Bebidas

Vendas e refrigerantes em lata crescem 6,2%

Por a 1 de Junho de 2011 as 11:15

De acordo com os mais recentes dados disponibilizados pela Associação de Latas de Bebidas (ALB), a lata de bebidas é a embalagem que mais cresce no segmento das bebidas refrigerantes. Segundo o instituto de research Estadística 4, que monitoriza as vendas da indústria de refrigerantes em Portugal no canal alimentar (hipers, super, cash&carry e comércio tradicional), as vendas em lata de bebidas refrigerantes cresceram 6,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2010, o que representa em termos de volume mais de 16 milhões de litros neste trimestre.

Para a ALB “esta é uma tendência que se tem vindo a verificar nos últimos anos em todos os mercados europeus”.

Com uma taxa de crescimento superior à do vidro, a lata conquistou desde o início deste ano dois pontos percentuais de quota de mercado, passando de 14 para 16%, reduzindo a distância que a separa das garrafas Pet que continuam a liderar o canal alimentar em Portugal.

Comparando com a média europeia, Portugal ainda tem um grande potencial para fazer crescer o consumo per capita de bebidas em lata (60 por ano em Portugal contra 110 da média europeia). A indústria cervejeira é a que apresenta maior potencial de crescimento, tendo em conta que a lata representa apenas 7% das vendas, muito abaixo dos 25% da média europeia.

Segundo a ALB, alguns factores terão contribuído para este crescimento do consumo de bebidas em lata no mercado português: “novos hábitos de consumo associados a tempos de crise económica levaram ao aumento do consumo de bebidas no lar em detrimento do consumo na restauração. A embalagem de lata oferece maior conveniência para o armazenamento, consumo e reciclagem no lar”.

Por outro lado, a crescente preocupação por parte dos consumidores com questões ambientais vai ao encontro da realidade ecológica da lata, que é a embalagem mais reciclada do mercado em toda a Europa, com quotas de 75% de recuperação.

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *