Intermarché de Messines poupa 20% de energia com iluminação 100% LED
A carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhora, o ambiente e a luz são perfeitos e não há necessidade de manutenção, refere o proprietário do hipermercado algarvio, Serge Rossignol
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
“Está provado que os hipermercados podem poupar até 20% de energia com a alteração do sistema de iluminação”, sublinha Serge Rossignol, proprietário do Intermaché Contact de Messines, Algarve.
Há cerca de um ano, Serge Rossignol decidiu instalar o sistema LED e todos os tubos florescentes foram substituídos por tubos LED da empresa europeia Unique Lights.
A substituição do sistema de iluminação teve lugar em Março de 2010 e desde então o consumo de energia tem sido monitorizado pela Unique Lights e pela gerência do Intermarché. A poupança de energia foi contabilizada em 20% face ao consumo do sistema anterior.
“Com o crescente aumento do custo da energia, iniciámos uma investigação interna para poupar energia. Optámos pela iluminação LED e, doze meses depois, foram poupados mais de 55.000 kWh, a carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhorou, o ambiente e a luz são perfeitos e deixei de precisar de manutenção”, explica o proprietário.
Com a aplicação das lâmpadas LED, os custos de energia de iluminação vão ser reduzidos entre 50 a 80% e o Retorno de Investimento (ROI) está estimado em 2,5 anos, segundo as estimativas do Intermarché. O tempo médio de vida da qualidade dos produtos da Unique Lights no hipermercado ronda os 8 anos.