Destaque Distribuição

Entrevista a Patrícia Lagarinhos, Directora de Marcas Alimentar

Por a 30 de Maio de 2011 as 10:57

“Quisemos enfatizar a proximidade entre a marca e o cliente”

Chama-se My Label e é a renovada aposta do Continente para o “difícil” mercado de higiene e beleza. A proposta é agora alargada também ao universo masculino e vão surgir ainda mais novidades até ao final do ano, garante Patrícia Lagarinhos, directora de Marcas Alimentar.

As Marcas da Distribuição (MdD) conseguiram em pouco tempo quotas de mercado relevantes em todas as categorias de produtos. Em todas? Bem, não em todas. Na Higiene&Beleza, o consumidor ainda sente alguma relutância em optar por MdD. É essa realidade que o Continente quer alterar com a My Label.

Hipersuper( H): O Continente acaba de renovar a sua gama de beleza e higiene My Label? Qual a razão para esta renovação?
Patrícia Lagarinhos (P.L.): No Continente procuramos sempre reforçar a nossa proposta de valor, baseando- -nos em tendências reais, uma vez que auscultamos regularmente os nossos clientes de modo a perceber as suas necessidades e hábitos de compra. Por este motivo, optámos por fazer um restyling à imagem da marca, com o objectivo de a tornar mais moderna, actual e mais apelativa para os nossos clientes. Esta renovação era necessária para reposicionar os produtos no seu segmento de mercado de acordo com a sua qualidade, ou seja, produtos especializados em áreas onde, até à data, nunca tínhamos tido Marca Própria, como por exemplo a gama de Tratamento de Rosto ou os produtos específicos para Homem.

H: Porque não lançaram uma gama de beleza e higiene sob a Marca Própria Continente?
P.L.: A marca My Label foi lançada no mercado em 2004 com o intuito de ser uma marca próxima dos clientes. O “My” reporta a cada um de nós e o “Label” à minha marca, ou seja, quisemos enfatizar a proximidade entre a marca e o cliente. My Label é a Marca Exclusiva do Continente para os produtos de Higiene&Beleza, sendo uma marca com notoriedade junto dos nossos clientes. Assim, optámos por fazer um restyling à imagem de modo a tornar-se mais moderna e actual e que conseguisse abranger o alargamento de gama, nomeadamente passar a incluir produtos para homem.

H: São diversas as opiniões que admitem que as marcas próprias têm sucesso no alimentar, mas quando se trata de produtos de higiene e beleza, o consumidor não confia nas marcas próprias. Concorda com esta percepção?
P.L.: Foi visível ao longo dos últimos anos uma mudança clara na mentalidade dos portugueses que tem levado ao crescimento dos segmentos de Marca Própria. Passamos de uma fase em que existia algum preconceito e desconfiança em relação a estas marcas e chegamos a uma fase em que se assiste à adopção generalizada de produtos de Marca Própria. A nossa percepção é que os clientes valorizam cada vez mais produtos que lhe ofereçam valor acrescentado e a melhor opção preço/qualidade. Só esta percepção nos faria apostar agora no restyling da marca e no lançamento de uma gama de beleza e higiene.

H: Importante nesta categoria é a qualidade ou, pelo menos, a percepção da mesma. Que garantias dão ao nível da qualidade?
P.L.: Nos últimos anos, procuramos adaptar e diversificar a oferta criando novos produtos e optimizando processos. Todos os produtos de Marca Própria passam por um rigoroso e exigente controlo de qualidade e segurança e são sujeitos a diferentes testes, sendo apenas aprovados quando satisfazem os índices previamente definidos, de acordo com a sua especificidade.

H: Qual é este público-alvo da marca My Label?
P.L.: Esta gama é dirigida a todos os clientes Continente, mas tem como público-alvo privilegiado pessoas que se preocupam com a sua imagem, que procuram estar sempre bem em todas as ocasiões do dia-a-dia e que não descuram os cuidados de beleza e higiene e os últimos produtos e tendências do mercado.

H: A marca My Label abrange, a partir de agora, o segmento masculino. Qual a razão para esta expansão?
P.L.: Com o alargamento da gama My Label verificamos que existia a necessidade de alargar também a marca a produtos para Homem, que estão cada vez mais preocupados com a sua imagem, e assim surgiu a gama My Label For Men. Esta gama inclui Deo Roll Ons anti- -manchas, Champô/Gel de Banho, o produto ideal para desportistas, Champô Anti-caspa, indicado para couros de cabelo desidratados e com caspa, e Champô Anti-queda.

H: Sentem que, devido à actual conjuntura de crise, os consumidores estão mais “abertos” a experimentarem Marca Própria na categoria de beleza e higiene?
P.L.: A actual conjuntura tem feito com que as decisões dos consumidores se baseiem, cada vez mais, em critérios como simplicidade, clareza e, sobretudo, a procura da melhor proposta de valor, aquela que consideram a relação custo e benefício mais equilibrada. Face a este cenário, e aos elevados padrões a que já os habituamos a nível dos nossos produtos de Marca Própria, acreditamos que os nossos clientes vão passar a usar esta nova gama que agora colocamos ao seu dispor.

H: Esta marca My Label estará presente em todas as lojas Continente?
P.L.: Sim, a gama estará disponível em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia.

H: O que falta, em termos de categoria de produto, para completar a oferta da marca My Label?
P.L.: A gama My Label está bastante completa e equilibrada, mas acreditamos que é sempre necessário evoluir e continuar a apresentar novas soluções. Estamos já a trabalhar em novos lançamentos ainda para este ano.

H: Em que medida é que os produtos oferecidos sob a marca My Label são mais baratos que as de Marca de Fabricante?
P.L.: A principal característica dos artigos de Marca Própria é que têm uma qualidade igual ou superior ao líder, com um preço de venda ao público inferior em cerca de 30%.

 

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