Distribuição

Concorrência espanhola autoriza transferência de lojas da PC City para a Sonae

Por a 30 de Maio de 2011 as 14:55

A Comissão Nacional de Concorrência (CNC) espanhola autorizou a transferência de oito das lojas da rede PC City para o grupo português Sonae, que pretende reforçar a presença da marca Worten no mercado espanhol.

Trata-se de três lojas em Madrid, duas em Barcelona e uma cada em Tenerife, Palma de Maiorca e Pamplona.

No passado dia 16 de Maio a Sonae SR, a área de retalho especializado do grupo liderado por Paulo Azevedo, anunciou ter estabelecido um princípio de acordo para a transferência da operação de oito lojas PC City em Espanha.

“A Sonae está confiante que concluirá o acordo a mais breve trecho, sendo que este será gerador de valor para todos os ‘stakeholders’, particularmente para os colaboradores que mantêm os seus postos de trabalho”, afirmou o presidente executivo da Sonae SR, prevendo que, no prazo de um mês, as negociações com o grupo Dixons estejam finalizadas.

Este princípio de acordo pretende reforçar a presença da marca Worten, especializada em electrodomésticos e electrónica de consumo, no mercado espanhol, prosseguindo a estratégia do grupo de crescimento em capital ‘light’, adiantou em comunicado.

Segundo Miguel Mota Freitas, “a operação substitui uma parte do plano de expansão orgânica previsto para o mercado espanhol, com vantagem ao nível do investimento e da velocidade na concretização”.

Depois de anunciar a saída do mercado espanhol, a PC City Espanha explicou que o acordo com a Sonae prevê o trespasse das oito lojas e dos seus empregados, cerca de 350.

A Sonae está presente no retalho especializado em Espanha com as marcas Worten, Zippy (roupa para bebé e criança) e Sport Zone (material e roupa desportiva), na gestão de centros comerciais com a Sonae Sierra, na área de software e sistemas de Informação com a WeDo e a Mainroad e na área de corretagem de seguros com a MDS.

No conjunto, a Sonae emprega mais de 3.100 colaboradores no mercado espanhol e com este acordo verá reforçado o quadro de colaboradores com mais 300 pessoas.

A PC City tem actualmente 1.233 empregados em Espanha, em 34 lojas e na central em Madrid.

Quando se concluir o fecho, será aplicado um Expediente de Regulação de Emprego (ERE) — modelo usado em Espanha em caso de despedimentos colectivos — que afectará a cerca de 900 trabalhadores.

Esta semana deverão ser fixadas as compensações que os trabalhadores afectados receberão.

*Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *