Destaque FMCG Marcas

Preços dos cereais voltam a subir, depois de conhecidas previsões dos EUA

Por a 20 de Maio de 2011 as 12:46

As primeiras estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA para a campanha de 2011/2012 influenciaram os preços dos cereais, tendo-se registado uma descida significativa na semana passada, embora actualmente já tenham recuperado a tendência de alta.

No último relatório sobre perspectivas e procura, o Departamento de Agricultura norte-americano estima que a produção mundial de trigo aumentará 3,3% em 2011/2012, para as 669,55 milhões de toneladas, enquanto o milho deverá subir 6,4% para 867,73 milhões de toneladas.

Os analistas internacionais, citados pela agência EFE classificaram de “exagerada” a reacção negativa dos preços deste relatório, embora esperam uma rápida recuperação das cotizações que já se verificam.

O clima húmido registado nalgumas zonas do Oeste dos EUA ameaça com atrasos na colheita, ainda que no caso do trigo de Inverno, o estado das plantas continua a piorar.

Como consequência, o mercado de futuros de Chicago (EUA), o trigo de venda para o mês de Julho tinha uma cotização de 196,9 euros por tonelada, correspondendo a mais 2% que na semana anterior, enquanto o milho evoluiu 7,3% para 198,8 euros/tonelada.

A meteorologia pouco favorável nos EUA também afecta o preço da soja, que na bolsa de Chicago ganhava 1%, cotizando a 345 euros a tonelada.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *