Distribuição

China ultrapassa EUA no retalho

Por a 18 de Maio de 2011 as 15:14

Até 2015, a China tomará ultrapassará os EUA no ranking de “Maior Mercado Retalhista do Mundo”. Esta foi a garantia deixada pelo analista Paul Martin, do PlanetRetail, no final da APAS 2011, evento realizado recentemente pela Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo (Brasil).

Para Martin, o foco no lucro e em ser, de facto, uma empresa multicanal devem mover os retalhistas no cenário actual, em que os EUA e a Europa enfrentam tempos de “vacas magras”. Para aqueles que ambicionam cruzar as fronteiras atrás dos tão desejados mercados emergentes, o analista do Planet Retail deixa o alerta: “É preciso aceitar que nem todos os mercados estão prontos” e que “o mercado local permanece vital”.

Natalie Berg, igualmente analista do Planet Retail, abordou, por sua vez, o tema da marca própria, admite que “a marca própria finalmente tornou-se numa ‘MARCA’”, lembrando que a Great Value, MdD da Wal-Mart, é a maior marca de alimentar nos EUA. “É inegável o quanto estes produtos evoluíram em termos de qualidade, posicionamento, embalagem e inovação. Não é só preço”, destacou.

De referir que a analista do Planet Retail está envolvida num estudo sobre marca própria, tendo concluído que, no Reino Unido, a marca própria da Tesco – Finest – gera mais lucro para a companhia que a venda de Coca-Cola. “Marca Própria já não é apenas um produto a mais para se expor na prateleira. Ela pode concretizar todo o conhecimento sobre o consumidor e seus hábitos. É a prática da teoria”, concluiu.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *