Distribuição

Carrefour espera que Dia supere os 4 mil milhões em bolsa

Por a 18 de Maio de 2011 as 15:00

Depois de ter anunciado que recebera aprovação por parte das autoridades espanholas para dispersar o capital da operação Dia na Bolsa de Madrid, o Carrefour admitiu durante o Investors Day que a cadeia de discount Dia poderá ser avaliada em mais de quatro mil milhões de euros, dos quais terá de ser subtraída a dívida de 800 milhões de euros quando se der a operação bolsista em Julho próximo.

O líder do retalho europeu – e segundo player mundial – crê, avança o Planet Retail, que a separação do Dia permitirá à companhia focar-se no seu plano estratégico e destacará o valor do Dia. “O Carrefour não foi feito para funcionar como um conglomerado”, disse Lars Olofsson aos jornalistas durante o Investors Day, citado pelo Planet Retail. O responsável pela operação do Carrefour referiu ainda que a companhia já foi contactada por potenciais interessados no Dia, não divulgando mais informação relativamente a quem mostrou interesse.

De acordo com o plano delineado, os accionistas do Carrefour terão uma participação de 100% nas acções do Dia e a Blue Capital, o principal accionista do retalhista, comprometeu-se a manter o seu envolvimento (que deverá ser igual ao que detém no Carrefour) durante um ano.

Os responsáveis do Carrefour anunciaram, também, que a parceria – num valor próximo dos 45 milhões de euros anuais – para realização de compras para a marca própria com o Dia para a Europa manter-se-á durante um período nunca inferior a três anos

Finalmente, o Dia espera obter, em 2011, vendas líquidas de 9,97 mil milhos de euros, prevendo que no período 2010-2013 as vendas anuais cresçam a uma taxa média de 7%, admitindo que os mercados emergentes criem 30% das vendas e 20% do EBITDA, em 2013.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *