Carrefour espera que Dia supere os 4 mil milhões em bolsa
Anunciada que foi a dispersão do Dia na bolsa, o Carrefour espera que o valor da cadeia supere os quatro mil milhões de euros.

Victor Jorge
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
Depois de ter anunciado que recebera aprovação por parte das autoridades espanholas para dispersar o capital da operação Dia na Bolsa de Madrid, o Carrefour admitiu durante o Investors Day que a cadeia de discount Dia poderá ser avaliada em mais de quatro mil milhões de euros, dos quais terá de ser subtraída a dívida de 800 milhões de euros quando se der a operação bolsista em Julho próximo.
O líder do retalho europeu – e segundo player mundial – crê, avança o Planet Retail, que a separação do Dia permitirá à companhia focar-se no seu plano estratégico e destacará o valor do Dia. “O Carrefour não foi feito para funcionar como um conglomerado”, disse Lars Olofsson aos jornalistas durante o Investors Day, citado pelo Planet Retail. O responsável pela operação do Carrefour referiu ainda que a companhia já foi contactada por potenciais interessados no Dia, não divulgando mais informação relativamente a quem mostrou interesse.
De acordo com o plano delineado, os accionistas do Carrefour terão uma participação de 100% nas acções do Dia e a Blue Capital, o principal accionista do retalhista, comprometeu-se a manter o seu envolvimento (que deverá ser igual ao que detém no Carrefour) durante um ano.
Os responsáveis do Carrefour anunciaram, também, que a parceria – num valor próximo dos 45 milhões de euros anuais – para realização de compras para a marca própria com o Dia para a Europa manter-se-á durante um período nunca inferior a três anos
Finalmente, o Dia espera obter, em 2011, vendas líquidas de 9,97 mil milhos de euros, prevendo que no período 2010-2013 as vendas anuais cresçam a uma taxa média de 7%, admitindo que os mercados emergentes criem 30% das vendas e 20% do EBITDA, em 2013.