Distribuição

Hugo Chávez ameaça expropriar rede de supermercados portuguesa

Por a 16 de Maio de 2011 as 14:59

Segundo o presidente venezuelano, se a rede de supermercados fosse “expropriada” o país poderia aumentar “as redes socialistas de distribuição, que garantem alimentos bons, de qualidade e a preços justos”, disse em declarações telefónicas à Venezuelana de Televisão, um canal estatal.

A advertência do presidente venezuelano surgiu na sequência de protestos dos sindicatos e trabalhadores da rede Central Madeirense por causa do despedimento de quatro funcionários na cidade de Barquisimeto. Os protestos levaram ao encerramento forçado, desde a última sexta-feira, de supermercados em Caracas e nos Estados de Lara, Carabobo e Arágua.

“Não podemos permitir que essas cadeias, por nenhuma razão, caiam nessas situações, ou se prestem a especular, açambarcar e violar os preços regulados. Temos uma lei muito firme para fazer cumprir”, disse Hugo Chávez.

O presidente da Venezuela frisou ainda que pediu ao vice-presidente da República, Elías Jahua, que supervisione a situação, e sublinhou que o seu Governo trabalha para garantir o acesso dos venezuelanos aos alimentos, incrementando a produção nacional e importando os produtos necessários para satisfazer a procura.

“Essa estratégia múltipla para assegurar a alimentação do povo venezuelano vai funcionando, e estamos monitorizando todos os dias”, disse.

A 26 de Abril último, o presidente Chávez convidou a Central Madeirense a trabalhar com o Governo nacional para garantir a distribuição de alimentos a preços acessíveis.

“Eu sempre disse, há sectores privados com os quais queremos trabalhar” afirmou o Presidente da Venezuela, vincando que poderiam haver acordos entre as redes de supermercados estatais Pdval e Mercal com a Central Madeirense para aumentar a distribuição de alimentos a preços solidários.

“Pdval e Mercal continuam crescendo, mas faz falta mais (redes). Podemos fazer convénios com eles”, insistiu.

Fundada há 62 anos, a Central Madeirense é a maior rede de supermercados privada da Venezuela, contando actualmente com 48 estabelecimentos.

Em 2010, o Presidente da Venezuela nacionalizou a rede de supermercados Cada, o principal concorrente da Central Madeirense, que desde então passou a liderar o sector.

*Lusa

 

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *