Portugal mobiliza agro-alimentar nos Balcãs
A PortugalFoods vai promover o sector agro-alimentar nacional na Região dos Balcãs, concretamente na Sérvia, em Novi Sad.
O objectivo é mobilizar o sector neste país para utilizar esta plataforma para o processo de aprendizagem da cultura do mercado do leste europeu e posterior penetração em mercados de maior dimensão como a Turquia, a Rússia e a Ucrânia, sublinha um comunicado da PortugalFoods.
“O sector agro-alimentar representa 12,6% das exportações portuguesas e 7,6% do PIB nacional”.
No total, 51 empresas portuguesas vão mostrar os seus dotes na 78ª Feira Internacional de Agricultura, que tem lugar entre 14 e 21 de Maio, em Novi Sad.
Os lácteos, nomeadamente o queijo; os pré-cozinhados (ready to eat); os produtos gourmet; os vinhos e outras bebidas alcoólicas; azeite; carne e charcutaria; ou ainda o pescado: congelados e conservas, são os subsectores do mercado agro-alimentar português com forte potencial de estabelecimento de relações comerciais com a Sérvia.
“Esta iniciativa representa uma grande oportunidade para o sector agro-alimentar português. Estamos perante um mercado emergente onde, só nos últimos cinco anos, o volume de importações foi duas vezes superior aos das exportações”, explica João Miranda, presidente do Pólo de Competitividade Agro-Alimentar.