FMCG Marcas

FAO conclui que humanos desperdiçam 1/3 dos alimentos produzidos

Por a 12 de Maio de 2011 as 15:06

De acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), cerca de um terço dos alimentos produzidos todos os anos no mundo para consumo humano, aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas, são perdidos ou desperdiçados.

Segundo um estudo do Instituto Sueco de Alimentos e Biotecnologia (SIK) realizado para a FAO, tanto os países industrializados como os em desenvolvimento “dilapidam mais ou menos a mesma quantidade de alimentos: 670 e 630 milhões de toneladas respectivamente”, avançou a organização à Agence France-Presse (AFP).

Os especialistas calculam que a quantidade de alimentos perdida ou desperdiçada todo ano equivale a “mais da metade da produção mundial de cereais (300 milhões de toneladas em 2009/2010)”, estabelecendo o relatório uma diferenciação entre perdas de alimentos e desperdício, uma vez que este último é um fenómeno habitual nos países industrializados.

Os consumidores dos países ricos deitam para o lixo alimentos perfeitamente comestíveis: o desperdício per capita é de 95-115 kg anuais na Europa e na América do Norte, enquanto na África Subsaariana, Ásia Meridional e Sudeste Asiático de desperdiçam somente 6 e 11 kg por pessoa.

Nos países em desenvolvimento 40% das perdas ocorrem nas fases posteriores à colheita e ao processamento, enquanto nos países industrializados mais de 40% das perdas ocorrem nas vendas no retalho e com o próprio consumidor.

“Reduzir as perdas pode significar um impacto imediato e significativo nos meios de subsistência e na segurança alimentar”, indica relatório, disponibilizando os especialistas diversas propostas para reduzir perdas e desperdício.

O relatório será apresentado no congresso internacional “Save Food”, a realizar em Düsseldorf (Alemanha) de 16 a 17 de Maio como parte da feira comercial sobre a indústria internacional de embalagens Interpack2011.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *