Confiança dos portugueses idêntica à dos romenos
Numa escala de 0 a 10, 2,6 é a nota que ambos os países atribuem à avaliação da sua situação actual, o que revela uma fraca confiança nos mercados
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
A percepção dos consumidores em Portugal e na Roménia, relativamente à situação do seu país, é igual.
Numa escala de 0 a 10, 2,6 é a nota que ambos os países atribuem à avaliação da sua situação actual, o que revela uma fraca confiança nos mercados.
Esta é uma das principais conclusões do Observador Cetelem que, anualmente, estuda as tendências e comportamentos de consumo na Europa.
“O aumento generalizado do desemprego, a crise da dívida do Estado, as tensões sobre o poder de compra e perspectivas económicas incertas, são tudo motivos de inquietação para os consumidores num enquadramento económico difícil”, segundo o Observador Cetelem 2011.
“O moral dos consumidores foi afectado pela crise financeira que levou ao aumento do desemprego, à excepção da Alemanha. Em consequência desta morosidade Portugal apresenta um saldo negativo entre o consumo e a poupança”.
O estudo aposta uma tendência: “este ano, o número de famílias a quererem reduzir as despesas vai diminuir. No entanto, continuaremos a verificar o desejo por parte das famílias de constituir uma poupança de precaução que poderá ser mobilizada em caso de dificuldades financeiras temporárias. As compras privilegiadas pelos portugueses serão as viagens/lazer e o conforto da casa, os electrodomésticos, o mobiliário, o equipamento TV, hi-fi ou vídeo e as obras em casa, e os telemóveis”, revela Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Pensar mais antes de comprar
O comportamento do consumidor modificou-se. “O tempo de reflexão para efectuar compras importantes pode ser superior a um mês para metade da população. O consumidor leva a cabo uma verdadeira investigação para encontrar a melhor oferta possível e precisa de tempo para decidir. O estudo mostra que em 66% dos casos, os portugueses comparam atentamente os preços e procuram sistematicamente as promoções. São ainda os portugueses os consumidores que mais utilizam os sites de comparação de preços”.
A Internet é preferida ao vendedor para obter informações e formar uma opinião. “É utilizada por 88% da população portuguesa. Apenas 38% dos portugueses consideram os vendedores competentes e só 21% os consideram ‘vendedores apaixonados’. Cerca de 75% dos consumidores portugueses pesquisam primeiro na Internet para em seguida efectuar a compra na loja”.
“Em 2010, o Observador Cetelem mostrou a emergência de um comportamento de consumo mais responsável, com o crescimento acentuado dos produtos biológicos, justos ou em segunda mão. Este ano, decidimos analisar o processo de compra do consumidor, que já não é apenas um especialista, mas que se torna num verdadeiro investigador para se assegurar de que concretiza o melhor negócio possível”, afirma Conceição Caldeira Silva.
Neste contexto, “as análises mostram que o comércio electrónico não pôs em causa a existência das lojas, como inicialmente podíamos pensar mas existem agora novas expectativas: o ponto de venda deve transformar-se num palco de experimentação, com vendedores cada vez mais apaixonados e cada vez mais competentes”.
As análises e previsões do Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE.
As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.