FMCG Marcas

Comércio mundial de produtos agrícolas alcança recorde em 2010

Por a 4 de Maio de 2011 as 12:31

O comércio mundial de produtos agrícolas aumentou 12%, em 2010, face ao ano 2008, alcançando um recorde histórico, avança uma informação emitida pela Comissão Europeia (CE), adiantando ainda que a União Europeia (UE) aparece como principal importador de produtos agrícola do mundo.

A informação disponibilizada pela CE indica que o comércio mundial superou o recorde prévio, estabelecido em 2008, depois de o mercado ter vivido uma profunda crise em 2009.

Os dados mostram que a UE importou, em 2010, bens agrícolas no valor de 82 mil milhões de euros e exportou cerca de 91 mil milhões de euros, recuperando, assim, o superávit que havia perdido por causa da crise económico-financeira mundial.

O aumento do comércio no sector agrícola deveu-se, segundo avança o documento da CE, a uma maior procura de produtos por parte das principais economias emergentes em comparação com os anos anteriores.

Além disso, a maior debilidade do euro também teve um papel crucial no mercado internacional de divisas, contribuindo para a redução do preço dos bens europeus noutros países.

No caso da maior economia mundial – EUA – o país continua a ser o maior exportador mundial de bens agrícolas, tendo exportado, em 2010, 92 mil milhões de euros, aparecendo como segundo importador com 65 mil milhões de euros.

Outras economias importantes e emergentes, como China e Brasil, continuam ainda afastadas dos valores atribuídos à Europa e EUA.

Por produtos, o vinho e o trigo são os dois produtos de maior exportação na UE, sendo-lhes atribuído um valor de 4,6 e 3,4 mil milhões de euros, respectivamente. Estes dois produtos, juntamente com a carne e porco e os whiskies foram os produtos que mais contribuíram para o aumento das exportações europeias.

Os EUA continuam a aparecer como o principal destinatário das exportações agrícolas europeias, registando-se um aumento de 14% face a 2009. Cerca de 15% das exportações totais da Europa viajaram até aos EUA, enquanto a Rússia recebeu 9% por um valor a rondar os 2,2 mil milhões de euros, representando um aumento de 33% face a 2009.

O maior crescimento das exportações europeias, contudo, foi registado para a China e Hong Kong, com mais de 50% e uma valor de mil milhões de euros em ambos os casos, sendo, no entanto, ultrapassados por países como o Japão e Suíça (que não pertence à UE) que mantêm o terceiro e quarto lugar no ranking mundial, respectivamente.

Por importações, o Brasil é o principal fornecedor da União Europeia, com um total de 14%, seguido pelos EUA (9%), Argentina, China, Suíça e Turquia.

Por produtos, os mais importados pela UE, em 2010, foram a soja e o café, por valor a rondar os 6,4 e 5,2 mil milhões de euros, respectivamente.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *