FMCG Marcas

Tetra Pak define objectivos ambientais

Por a 29 de Abril de 2011 as 10:31

A Tetra Pak anunciou recentemente o objectivo de, até 2020, manter os mesmos níveis de emissões de dióxido de carbono registados em 2010, apesar de continuar a aumentar a produção, e ainda de duplicar a taxa de reciclagem das suas embalagens usadas até ao final da década.

Estes objectivos a dez anos integram-se no ambicioso programa ambiental da Tetra Pak que assume como meta a médio prazo a produção de uma embalagem totalmente sustentável, fabricada apenas a partir de materiais reciclados e com um impacto ambiental reduzido e uma pegada ecológica mínima.

Os novos objectivos ambientais anunciados pela Tetra Pak incluem as seguintes áreas: clima, reciclagem, matérias-primas sustentáveis e produtos sustentáveis.

Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, salienta, em comunicado, que “estas são metas difíceis e alcançá-las será um enorme desafio – mas nós estamos empenhados em pensar e em investir de forma inovadora aplicando nelas toda a nossa experiência e assumindo o nosso compromisso para garantir que as vamos alcançar. Estamos de novo a aumentar os nossos objectivos porque consideramos a performance ambiental como um factor crítico para o crescimento sustentável e lucrativo, tanto para nós como para os nossos clientes”.

De refderir que a Tetra Pak sempre orientou a sua actividade no sentido de garantir uma performance ambiental optimizada. Ainda muito recentemente, a Tetra Pak havia anunciado ter conseguido superar os objectivos estabelecidos para o período de 2005 a 2010. Assim, através da eficiência energética e do crescente uso de energia renovável, a Tetra Pak reduziu as suas emissões absolutas de CO2 em 11%, ao mesmo tempo que aumentou em 23% a sua produção ao longo dos últimos 5 anos, o que corresponde a uma redução de emissões de CO2 relativa de mais de 30%.

Em 2010, 40% da pasta de papel fornecida à Tetra Pak estava certificada como FSC, o que totalizou a produção de 8,5 mil milhões de embalagens que, à saída da fábrica, ostentaram na embalagem o símbolo FSC.

Ainda no ano passado, 30 mil milhões de embalagens usadas Tetra Pak foram recicladas em todo o mundo, o dobro do registado em 2002, o que permitiu que 473 mil toneladas de resíduos fossem reaproveitadas para o fabrico de novos produtos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *