Onde compram os consumidores e que marcas preferem?
A Kantar Wordpanel segmentou os consumidores em oito grupos. Conheça quais as insígnias onde estes consumidores deixam a maior fatia do orçamento familiar, assim como as marcas com as quais gastam mais dinheiro
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Rita Gonçalves
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A Kantar Wordpanel segmentou os consumidores em oito grupos. Conheça quais as insígnias onde estes consumidores deixam a maior fatia do orçamento familiar, assim como as marcas com as quais gastam mais dinheiro
Rural Seniors – Representam 19,7% dos lares e são apaixonados pelo comércio tradicional. No momento da compra valorizam sobretudo a protecção do ambiente, mas também a saúde. Os lares deste grupo despendem a maior parte do orçamento familiar no MINIPREÇO. Entre os principais fabricantes alimentares, os Rural Seniores gastam mais dinheiro em marcas da Unilever
E-Shopper – Os adeptos do comércio electrónico correspondem a 16,9% dos lares. A conectividade é o driver mais importante na compra. O PINGO DOCE é a insígnia com mais peso para estes consumidores. A Coca-Cola é a marca com a qual despendem mais
Urban Family – As grandes famílias urbanas concentram-se em 12,8% dos lares. A conveniência é o factor mais importante na decisão de compra. Mas preço e conectividade também têm peso. Estas famílias gastam mais no CONTINENTE. A Kellogg’s é a marca com mais peso no cabaz alimentar
Enjoy Life – Estes consumidores aproveitam a vida ao máximo. Representam 12% dos lares. Na hora de comprar valorizam a saúde. O MODELO retém a maior fatia do orçamento destes consumidores, assim como as marcas da Unicer
Under Pressure – São cerca de 450 mil as famílias sob pressão económica correspondem a 11,8% dos lares, maioritariamente de classe média/baixa. Preço e promoções são os grandes drivers de consumo. O grupo OS MOSQUETEIROS lidera os gastos destas famílias. A Nestlé é o fabricante mais relevante em valor no ticket da alimentação
Young Trendy – São adeptos da inovação e fãs de marcas e estão presentes em 11,5% dos lares. Valorizam promoções e ambiente, por esta ordem de importância. É no CONTINENTE que mais gastam. No conjunto dos fabricantes, gastam mais com as marcas da Nestlé
Demanding – Para estes consumidores TUDO é importante. Representam 8,7% dos lares. Estes consumidores valorizam tudo: promoções, saúde, ambiente, conveniência e preço, respectivamente. Este grupo despende a maior fatia do orçamento no MINIPREÇO e a Danone é a marca mais importante
Oportunistas – São os caçadores de promoções, cerca de 250 mil lares de classes sociais baixas em busca da melhor oferta. Pouco fiéis, concentram-se em 6,8% dos lares. Quando vão às compras pensam na saúde, no preço e na conveniência e aproveitam as reduções de preço para aumentar o consumo. Os oportunistas gastam mais no LIDL. A Kellogg’s é a marca com mais peso