Distribuição

Lares espanhóis gastam menos 2,7% em Fevereiro

Por a 29 de Abril de 2011 as 10:12

De acordo com os dados do painel de Consumo Alimentar nos Lares do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho (MARM), os lares espanhóis gastaram 5,073 mil milhões de euros em produtos alimentares durante o mês de Fevereiro, correspondendo a uma descida de 2,7% face ao mesmo mês de 2010.

Os dados indicam que os lares espanhóis compraram 2,263 mil milhões de quilos, litros e outras unidades de produtos alimentares, número que corresponde a uma descida de 4,3%, em volume face a Fevereiro do ano passado.

Apesar de todos os produtos registarem uma descida no consumo, os legumes foram os únicos a verificar uma subida (5%) para 423,5 milhões de euros.

Em relação às outras categorias, destaque para a descida das bebidas alcoólicas (-18,2% para 25,6 milhões de euros, seguidas do azeite (-11,8% para 107,7 milhões de euros), água engarrafada (-7,5% para 34,4 milhões de euros), ovos (-6,9% para 56,7 milhões de euros) e carne (-5,3% para 1,167 mil milhões de euros).

Mas estes não foram os únicos produtos a registar quebras nas vendas. Leite e derivados lácteos caíram 4,5% (para 650 milhões de euros), enquanto as frutas frescas desceram 3,4% (para 440 milhões de euros), peixe decresceu 2,3% (para 642 milhões de euros), vinhos (-2,3% para 70,4 milhões de euros), refrigerantes (-2,3% para 110 milhões de euros) e, finalmente, o pão vendeu menos 1,5%, totalizando pouco mais de 320 milhões de euros.

No que diz respeito ao volume comercializado durante o mês de Fevereiro de 2011 face a período homólogo, os dados do MARM indicam uma subida nos vinhos e espumosos de 2,9% para 33,2 milhões de litros, enquanto os legumes cresceram 2,5% para 292,2 milhões de quilos. Em contrapartida, as bebidas alcoólicas venderam menos 18,4%, caindo para 2,6 milhões de litros, enquanto o azeite decresceu 14,3% para 49,9 milhões de litros.

No ano móvel (entre Março de 2010 e Fevereiro de 2011) os lares espanhóis gastaram 66,4 mil milhões de euros em produtos alimentares, representando uma descida de 3,3% face ao mesmo período anterior. Já em volume os dados mostram uma queda de 2,4% para 30,2 mil milhões de quilos, litros e outras unidades.

 

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