FMCG Marcas

Compromissos da indústria alimentar na publicidade para crianças já está online

Por a 28 de Abril de 2011 as 12:14

Já está disponível o novo site – www.compromissos-alimentar.com – relativamente aos compromissos da indústria alimentar na publicidade dirigida a crianças, um espaço público onde podem ser consultados os compromissos voluntários de marketing e publicidade subscritos por 26 empresas a operar no mercado nacional.

As empresas de alimentos e bebidas comprometeram-se a alterar a sua publicidade dirigida a crianças apoiando um conjunto de esforços de promoção de estilos de vida saudável. Este site revela assim os compromissos que 26 empresas que subscreveram de forma voluntária (Cerealis, Coca-Cola, Danone, Ernesto Morgado, Ferraz e Ferreira, Ferrero, Gelpeixe, Iglo, Kellogg, Kraft Foods, Mars, Mineraqua, Modelo Continente, Nestlé, Nobre Alimentação, Orangina Schweppes, Panpor/Neopanpor, Parmalat, PepsiCo Matutano, Pescanova, Queijo Saloio, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sovena, Sumol+Compal, Unicer e Unilever Jerónimo Martins).

Estas empresas representam cerca de 50% do total de investimentos em alimentos e bebidas do mercado nacional.

A iniciativa partiu da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Federação da Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), com o intuito de tornar este site numa plataforma acessível a todos, demonstrando a transparência de todo o processo e, assim, devolver publicamente os resultados obtidos e assegurar o cumprimento dos compromissos.

A monitorização dos compromissos, no âmbito da publicidade, está a ser assegurada pela Accenture, que avalia a forma como as empresas estão a ajustar a sua comunicação comercial dirigida a crianças, de acordo com as medidas previstas nos compromissos. Quanto à monitorização do marketing nas escolas, ela está a cargo do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Segundo Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, “as empresas do sector alimentar e bebidas demonstram desta forma que a auto-regulação continua a responder na altura certa e de forma proactiva às preocupações sociais”.

De referir que a assinatura dos Compromissos da Indústria Alimentar teve lugar a dia 5 de Novembro de 2009, durante a realização do III Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar, por 26 empresas que operam no mercado nacional. Na altura, os responsáveis por estes compromissos destacaram como objectivo garantir uma actuação mais consistente, responsável e sustentável da comunicação no sector.

Os compromissos traduzem um significativo investimento em recursos das 26 empresas aderentes, integrando um conjunto mais alargado de iniciativas de auto-regulação, que incluem o perfil nutricional dos produtos e a informação ao consumidor. A assunção destes compromissos constituiu um momento marcante do sector alimentar no que diz respeito à auto-regulação, que assumiu particular relevância pelo carácter rigoroso e ambicioso desta iniciativa.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *