Distribuição

Sonae defende ‘redes’ em lugar de ‘cadeias’ de aprovisionamento

Por a 26 de Abril de 2011 as 12:32

A Sustentabilidade das operações logísticas foi o tema apresentado pela Sonae no World Foresight Forum, iniciativa que estimula novas ideias para os maiores desafios do século XXI e que tem como objectivo criar um Mundo seguro e sustentável para as gerações futuras.


Paulo Magalhães, administrador na Sonae e CEO da Tlantic, foi um dos oradores convidados do World Foresight Forum e defendeu a utilização das Tecnologias de Informação como forma de reduzir as ineficiências na logística e cadeia de abastecimento, melhorando a adequação entre a oferta e a procura.

A sessão Innovative Solutions for a Sustainable Supply Chain (Soluções Inovadoras para uma Cadeia de Abastecimento Sustentável) desafiou empresas, países e organizações a contribuir para um mundo mais sustentável melhorando a sua eficiência no abastecimento e pensando a logística a um nível global.

Paulo Magalhães defendeu a emergência de um novo paradigma, onde a informação e a cooperação são fundamentais para evitar desperdícios. Aos empresários, gestores, políticos e demais decisores pediu que introduzam inovações e tecnologias de informação nas organizações e nos negócios que permitam ganhos de eficiência com o tratamento de dados de oferta e procura, assim como que criem redes de aprovisionamento (Supply Networks) ao invés de cadeias de aprovisionamento (Supply Chains).

O modelo apresentado para a Sustentabilidade no aprovisionamento dos negócios sugere a criação de um ‘‘Banco de Informação’’ para encontro de necessidades e disponibilidades de pessoas e empresas, evitando ineficiências como a circulação de contentores vazios, máquinas paradas sem utilização ou stocks acima do necessário.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *