Nestlé adquire 60% de companhia chinesa
A Nestlé anunciou hoje [Segunda-feira] a assinatura de um acordo de parceria com companhia alimentar chinesa Yinlu Foods Group, pelo qual a multinacional suíça ficará detentora de 60% do capital da empresa, mantendo-se, Chen Qingyuan, chairman da companhia, à frente da Yinlu.
Empresa familiar, a Yinlu está bem posicionada no mercado chinês no mercado de Fast Moving Consumer Goods (FMCG), especialmente no leite e arroz enlatado.
Este acordo assenta na parceria já existente entre ambas as companhias, com a Yinlu a ser a responsável pela produção do café Nescafé na China.
As vendas anuais da Yinlu, em 2010, ascenderam a 750 milhões de francos suíços (cerca de 583 milhões de euros), afirmando Paul Bulcke, CEO da Nestlé que “esta parceria demonstra os investimentos a longo-prazo na China e o nosso compromisso no desenvolvimento das marcas locais. Estamos orgulhosos por poder construir esta parceria, de modo a levar o empreendedorismo, experiência e conhecimento do consumidor da Yinlu juntamente com a inovação e capacidade de renovação da Nestlé a todos os chineses”.
Do lado da Yinlu, o seu chairman, refere, em comunicado conjunto que, “esta parceria representa um passo muito importante para as aspirações a longo prazo da Yinlu em tornar-se numa marca relevante e favorita para o consumidor chinês. A experiência da Nestlé irá dar-nos, com toda a certeza, um suporte sólido para continuarmos a crescer. Juntos iremos continuar a desenvolver as nossas marcas e capacidades produtivas, em particular na China Central e Ocidental”.
A Nestlé está presente no mercado chinês há mais de duas décadas, operando, actualmente, 23 fábricas, dois centros de Investigação&Desenvolvimento, empregando 14.000 funcionários. As vendas no país ascenderam, em 2010, a 2,8 mil milhões de francos suíços (cerca de 2,2 mil milhões de euros), constituindo Nescafé, Nan, Maggi e KitKat as marcas principais no país.
De referir ainda que a empresa suíça terminou o primeiro trimestre de 2011, com uma evolução das receitas ajustadas ao efeito de aquisições em 6,4% face a igual período do ano passado, totalizando 20,261 mil milhões de francos suíços.
Em termos de facturação, as Américas continuam a ser o maior mercado, mercês da facturação de 6,4 mil milhões de francos suíços (+3,7%), seguidas da região Ásia/Pacífico/África que aumentou as vendas em 11,8% para 3,787 mil milhões de francos. Finalmente, a Europa totalizou receitas de 3,7 mil milhões de francos (+2,3%).
A multinacional suíça admite que o primeiro trimestre foi impactado pelo preço das matérias-primas, salientando, no entanto, esperar um “crescimento orgânico na ordem dos 5 a 6%” para o ano completo.
- Tweet
-
-
Hipersuper Premium 
-
Leia a edição de dezembro (386) do Hipersuper
Na edição de dezembro do Hipersuper, o destaque vai para uma entrevista ao secretário de Estado do Comércio, João...
-
Leia a edição (385) de novembro do Hipersuper
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Martinho Lopes, administrador do Intermarché, que explica...
-
Leia a edição de outubro (384) do Hipersuper
Na edição de outubro, o destaque vai para um artigo que demonstra como o mercado dos snacks está a...
-
Leia a edição de setembro do Jornal Hipersuper (383)
Na edição de setembro o Hipersuper faz capa com um artigo sobre como a Amazon e o seu líder,...
-
“Mercadona não vai mudar a estratégia devido à pressão dos preços”
Em entrevista ao Hipersuper, Elena Aldana, diretora-geral internacional de relações externas da Mercadona, faz um balanço do primeiro ano...
-
Cadeias de retalho preparadas para combater fraude alimentar
A Auchan introduziu uma tecnologia de blockchain para os consumidores seguirem o percurso dos seus produtos. Inúmeras notícias têm...
-
Valor de ultracongelados sobe a dois dígitos na distribuição
Bacalhau e peixe cresceram, em valor, a dois dígitos. Marisco ficou lá perto, com um crescimento de 8%
-
Desempenho no retalho justifica bom semestre de vegetais em conserva
Tanto a Ferbar como a Compal aumentaram no semestre a faturação na categoria em termos homólogos, muito por força...
-
Edição de junho do Hipersuper (381)
Esta edição tem como destaque uma entrevista e Rui Serpa, country manager de Portugal da Coca-Cola European Parter, na...
-
Leia a edição de maio do Hipersuper (380)
Nesta edição, o destaque vai para uma entrevista com Ana Sampaio, diretora de marketing da Aveleda. A responsável dá...
-
Leia a edição de abril do Hipersuper (379)
O destaque desta edição vai para um artigo sobre a evolução da operação das cadeias de retalho alimentar desde...
-
Estado de emergência: crónica de um vírus não anunciado
Enquanto parte da indústria enfrenta o fecho de portas e arrisca a não sobrevivência, devido ao Estado de Emergência...
-
Os dados como meio para tomar decisões e melhorar a experiência do cliente
O certo é que, entre ser uma empresa digital e ser uma entidade que toma decisões cem por cento...
-
Cinco passos para elaborar estratégia de prevenção de furtos
“A estratégia de prevenção de furtos não se deve cingir à implementação de uma única solução, mas deve assentar...
-
Soluções de segurança são principal aliado para personalizar experiência em loja
Os novos sistemas de segurança representam uma fonte inesgotável de dados e estão a tornar-se essenciais para identificar comportamentos...
-
O sempre admirável mundo novo do café
Além da inovação, as principais empresas de café do País estão a apostar cada vez mais na sustentabilidade e...
-
Wireless: tecnologia ao serviço da manutenção e deteção
As tecnologias de ponta têm vindo a evoluir de forma sustentada e clara nos últimos anos, sobretudo nas duas...
-
Porque sou consultor de Marcas Próprias?
No outro dia colocaram-me uma questão crucial: o que queres fazer como consultor? A minha resposta inicial foi “criar...
-
Retail parks animam mercado imobiliário na área do retalho
A CBRE assegura que 2020 será um ano em que os retail parks, ao contrário dos centros comercias, farão...
-
Banak Importa expande em Portugal
Depois de 13 anos a vender online em Portugal, a marca de mobiliário “sustentável” Banak Importa decidiu no último...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB

Edições Digitais
-
Na edição de dezembro do Hipersuper, o destaque vai para uma entrevista ao secretário de Estado do Comércio, João Torres, na qual são abordadas as medid...><
-
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Martinho Lopes, administrador do Intermarché, que explica como a cadeia de supermercado con...><
-
Na edição de outubro, o destaque vai para um artigo que demonstra como o mercado dos snacks está a valorizar com a introdução de novos produtos e novas mar...><
-
Portuguesa INOKEM cria detergente de roupa biológico concentrado
- 22 Janeiro 2021
-
Super Bock renova parceria com liga portuguesa de futebol
- 22 Janeiro 2021
-
LeasePlan volta a ser considerada “Gestora de Frota” do ano
- 22 Janeiro 2021
-
E-commerce em 2021
- 22 Janeiro 2021