Destaque FMCG Marcas

Bruxelas multa em 315 milhões cartel no mercado dos detergentes

Por a 13 de Abril de 2011 as 12:08

A Comissão Europeia vai multar em 315,2 milhões de euros a Procter&Gamble (P&G) e a Unilever por terem feito, com a Henkel, um acordo sobre o nível de preços na venda de detergentes em pó em oito Estados-membros.

Os países em questão são Portugal, Bélgica, Grécia, Alemanha, França, Itália, Espanha e Holanda.

A coima aplicada inclui uma redução de 10% por as empresas terem reconhecido a criação do cartel e terem permitido uma rápida conclusão das investigações, enquanto a Henkel teve imunidade total por ter revelado à Comissão Europeia a existência do conluio, de acordo com um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.

O valor total da multa (315,2 milhões de euros) será dividido pela P&G (211,1 milhões de euros) e Unilever (104 milhões de euros).

Joaquín Almunia, vice-presidente da Comissão encarregue dos assuntos referentes à concorrência”, refere que “ao reconhecer a sua participação no cartel, as companhias permitiram à Comissão concluir rapidamente as suas investigações e, por isso, receberam uma redução no valor a pagar. Mas as companhias não devem ficar com a ilusão de que a Comissão irá abrandar na sua luta contra os cartéis, que cobram preços mais altos aos consumidores que as companhias que concorrem legalmente pelos seus próprios méritos”.

3 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *