Destaque FMCG Vinhos

Boas perspectivas para os Verdes na Noruega

Por a 7 de Abril de 2011 as 9:31

Depois de realizada a acção de promoção, levada a cabo pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) em Olso (Noruega), existe a possibilidade de dois importadores aumentarem o portfólio de marcas naquele país.

Do contacto com importadores, compradores, restaurantes, jornalistas e, acima de tudo, com o Vinmonopolet, entidade estatal que detém o monopólio sobre o sector, ficou a perceber-se o elevado potencial de crescimento do Vinho Verde na Noruega, país que, em 2010, manteve a tendência positiva de consumo de um produto único no Mundo.

Segundo o representante da CVRVV e responsável pela área do Marketing, Bruno Almeida, “os vinhos rosados são muito apreciados na Noruega”, o que pode contribuir para reforçar a aposta das exportações naquele mercado, uma vez que o Vinho Verde, fresco, leve e de baixo teor alcoólico, “se adequa à gastronomia internacional e moderna” existente nos países escandinavos.

Para já, sublinha Bruno Almeida, “há o interesse de dois importadores em aumentar o número de referências de Vinho Verde”, mas, no futuro, em face das oportunidades de negócio que se abriram, “é mesmo possível que a Noruega seja um mercado absolutamente estratégico para a região”.

Adega de Ponte de Lima, Quinta de Linhares, Aveleda, Enoport, Quinta das Arcas, Quinta das Touquinhas e Viniverde foram os sete produtores de Vinho Verde presentes na acção promocional em Oslo, a primeira depois da presença na ProWein, feira que se realizou na Alemanha.

Em 14.º lugar do ranking dos países que consomem Vinho Verde, entre cerca de 80 destinos, a Noruega manteve em 2010 a tendência que se tem vindo a verificar desde há 10 anos e que aponta para uma subida das exportações. No último ano, o volume de vendas atingiu os 346 mil euros, a que corresponde um crescimento de 34% face a 2009.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *