Clubes de futebol são marcas mais mencionadas no Facebook
O Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal fazem parte do top 10 das marcas mais faladas no Facebook, segundo um estudo feito pelo E-life, na semana de 20 e 26 de Março de 2011.
Estes dados são resultado da análise do software FacebookMeter que monitoriza e analisa depoimentos postados nesta rede social.
Para determinar quais as marcas com mais buzz entre os utilizadores do Facebook, este estudo analisou durante uma semana a performance de 100 marcas presentes no nosso País, tendo em conta o volume de depoimentos sobre as mesmas, a opinião e comentários dos utilizadores, permitindo a análise qualitativa e conclusiva da conotação que é dada às marcas.
As marcas que lideram o top 10 são as equipas de futebol do Benfica, FCP e Sporting, a Comboios de Portugal e a Optimus. A liderança do Benfica e FCP está directamente relacionada com o final do campeonato 2010/2011 e o jogo do dia 3 de Abril que poderá determinar o campeão desta temporada. Já a presença do Sporting, nesta tabela, deve-se às eleições para a presidência do clube.
O alto número de referências à CP tem como origem a greve dos maquinistas que se fez sentir no público durante todo o mês de Março e que mostram a sua insatisfação. Logo, a conotação dada é maioritariamente negativa, sendo os comentários deixados, críticas directas à CP.
Outras marcas são referenciadas como a Optimus com o festival Optimus Alive, a Meo pelo lançamento do novo serviço online, a Caixa Geral de Depósitos pela possibilidade de privatização e o Millenium, que foi mencionado pela sátira que Nilton fez ao novo anúncio de José Mourinho para esta marca.