Destaque Distribuição

MDD deverá atingir 37%, em 2011

Por a 30 de Março de 2011 as 15:03

Segundo as últimas previsões apresentadas hoje pela Kantar Worldpanel, durante a Alimentaria&Horexpo, a quota das Marcas da Distribuição (MDD) deverá atingir os 37%, em 2011.

Este crescimento das MDD, que terminaram 2010 com uma quota de 34%, deve-se, sobretudo, à actual conjuntura económica e ao facto do consumidor estar, cada vez mais, preocupado com o preço.

Um dia após o Banco de Portugal traçar um quadro ainda mais negro para a economia nacional, prevendo uma crescimento do PIB em 1,4% negativos, ao contrário da retracção de 0,9% prevista pelo Governo, faz com que Portugal seja, a par da Grécia, o único país a registar um comportamento negativo, em 2011.

Assim, a consultora indica que o desemprego é, neste momento, a principal preocupação dos consumidores portugueses, reflectindo, naturalmente no consumo realizado em Portugal.

Além destas preocupações, também a crise das matérias-primas e o aumento sistemático dos preços reflecte-se no valor gasto pelos lares portugueses, referindo os dados da Kantar Worldpanel que, em 2011, e apesar da actual conjuntura negativa, o valor total gasto em Fast Moving Consumer Goods (FMCG) deverá aumentar 3,5% para 1.992 euros, contra os 1.925 euros de 2010, caso se mantenha a subida dos preços das commodities.

Sendo certo que 61% das despesas dos lares portugueses são canalizadas para três áreas – alimentação, transportes e habitação – é, precisamente, nas duas primeiras onde os consumidores poderão – e irão – cortar.

Com a frequência de compra a aumentar, com mais idas às lojas, mas cestas mais pequenas, a Kantar aponta o marketing no ponto de venda como fundamental para a estratégia tanto de retalhistas como fabricantes.

Fundamentalmente, concluiu Paulo Caldeira, director de marketing da consultora, “há que reconstruir a confiança do consumidor português, algo que não vai ser fácil, mas que será essencial para ultrapassar a actual conjuntura”.

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