Distribuição

Marcas do distribuidor aumentam vendas em 6,2%

Por a 28 de Março de 2011 as 15:12

A procura de preços competitivos está ao rubro em Portugal.


Um total de 79% dos consumidores portugueses admite alterar hábitos de compra para poupar nas despesas e 69% assume optar pelas marcas mais baratas, segundo um estudo da AC Nielsen “Marcas próprias – O que diz e faz o consumidor”, apresentado pelo managing director da consultora, António Almeida, por ocasião do seminário da APED realizado hoje (28 de Março) na Alimentaria & Horexpo, que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa, até dia 30.

Ainda assim, mais de metade discordam que as Marcas da Distribuição (MdD) sejam para pessoas com pouco dinheiro (59%) ou que se sintam melhor a comprar marcas de fabricantes para a família (55%).

Nos bens de consumo, os preços baixaram em Portugal 0,6% em relação a 2009 e o volume de vendas aumentou, com um crescimento nominal de 1,9%. As grandes responsáveis pela redução dos preços médios têm sido as MdD, que registaram uma variação anual das vendas em valor de mais 6,2%, fazendo crescer o mercado de bens de grande consumo. Há dois anos consecutivos que as marcas de fabricante têm vindo a perder vendas.

No quadro da conjuntura económica difícil do País, os consumidores portugueses são dos mais pessimistas no mundo, com um índice de confiança de 45, valor porém superior ao registado em 2009. Noventa por cento acha que estamos em recessão e 74% que ainda estaremos em final de 2011.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *