FMCG Marcas

Jovens ibéricos não dispensam automóvel

Por a 22 de Março de 2011 as 12:53

Um em cada três jovens da Península Ibérica consideram que a compra de um automóvel não representa um marco obrigatório na vida. No entanto, em Portugal, 71% não encara a possibilidade de viver sem carro. Em Espanha, a cifra fica nos 70%.


A Bélgica é país da Europa onde a percentagem é maior, 87%. São os mais recentes dados do Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que na 5.ª edição analisa as tendências dos jovens no mercado automóvel.

Apesar dos recursos limitados, das dúvidas sobre a utilidade do automóvel em meio urbano e de não necessitarem, em muitos casos, do automóvel, apenas 22%, em média, dos indivíduos com menos de 30 anos encara a possibilidade de viver sem automóvel: uma percentagem inferior à registada entre os indivíduos com mais de 50 anos (24%).

Conceição Caldeira, responsável pelo Observador Cetelem, justifica esta tendência com o “decréscimo da utilização do automóvel na Europa. O número de quilómetros percorridos todos os anos tem vindo a diminuir de forma contínua nos últimos anos. No entanto, o automóvel continua a ser o único vector de mobilidade, uma vez que oferece total flexibilidade e liberdade em termos de distâncias, destinos, horários e itinerários”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *