Destaque Distribuição

Retalho alimentar da Sonae pertence ao Continente

Por a 14 de Março de 2011 as 19:07

A SonaeMC apresentou hoje [Segunda-feira] a nova estratégia de marca única para o negócio de retalho alimentar. A partir de Terça-feira, dia 15 de Março, a nova arquitectura de marca passa pela criação de descritores adicionados ao logótipo Continente, aparecendo Continente Modelo e Continente Bom Dia como os substitutos aos Modelo e Modelo Bonjour, respectivamente.

Na apresentação feita à imprensa, Miguel Osório, administrador de Marketing da SonaeMC, revelou que este é “mais um capítulo na história da Sonae e da distribuição em Portugal”, admitiu que se tratou da solução de um “bom problema”. Assim, o Continente continuará a ser a marca para os hipermercados do universo Sonae, aparecendo agora o Continente Modelo para substituir os hipermercados de proximidade ou mini-hipermercados Modelo, com uma área de cerca de 2.000m2, presentes nas cidades mais pequenas, e Continente Bom Dia em vez de Modelo Bonjour, tornando-se sinónimo de supermercados de conveniência, com cerca de 800m2, vocacionados para as compras mais frequentes do dia-a-dia. No total, a SonaeMC irá substituir 176 lojas (40 hipermercados, 110 Modelos e 26 Modelos Bonjour) num investimento a rondar os 10 milhões de euros.

“Esta fusão significa o nascimento de um novo Continente, com maior e melhor capacidade de resposta às necessidades dos consumidores e significa, sobretudo, que o valor da marca única Continente vai ser consideravelmente superior à soma dos valores das duas marcas. Ao avançar para uma estratégia de marca única convergimos as melhores experiências de cada uma das marcas e apontamos num só caminho com foco e ambição redobrados, referiu o administrador de Marketing da Sonae MC.

Já o CEO da SonaeMC, Luís Moutinho, considerou que “depois de termos sido disruptivos e arrojados com o lançamento do Modelo em 1989”, a empresa junta aos três eixos estratégicos até agora postos em prática – Preço, Promoções e Fidelização – mais dois: “Proximidade e Conveniência”. Reconhecendo que a companhia “não esteve uma preocupação de eficiência”, Moutinho admitiu que “trabalhar uma marca não é mais barato que trabalhar duas marcas. O objectivo é sermos mais fortes e ir ao encontro dos clientes”.

Assim, o CEO da SonaeMC, destacou esta fusão entre Modelo e Continente com sendo um passo estratégico para o futuro da marca que a torna “líder incontestado na distribuição moderna portuguesa com uma quota de 23,9%”.

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