Destaque Distribuição

Preços sobem 3,5% em Fevereiro

Por a 11 de Março de 2011 as 12:18

Em Fevereiro de 2011, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 3,5%, valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador de inflação subjacente apresentou uma taxa de variação homóloga 0,2 p.p. abaixo da observada em Janeiro de 2011, passando para 1,9%.

De entre as contribuições positivas para a taxa de variação homóloga do IPC, destacam-se as registadas nas classes dos transportes, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, bem como dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Em Fevereiro de 2011, o IPC registou uma taxa de variação mensal nula (inferior em 0,1 p.p. à observada em Fevereiro do ano anterior).

A classe com a taxa de variação mensal positiva que mais contribuiu para a variação do índice total foi a dos transportes, com uma variação mensal de 0,5% (0,2 p.p. inferior à observada no mês homólogo do ano anterior). “O aumento dos preços dos combustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal justifica, em grande medida, este resultado”, admite o INE.

Os dados do instituto destacam, igualmente, as bebidas alcoólicas e tabaco e a habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis com taxas de variação mensal de 2,2% (0,2% em Fevereiro de 2010) e 0,5% (0,7% em Fevereiro de 2010), respectivamente.

A classe do Vestuário e Calçado apresentou uma taxa de variação mensal negativa (-6,3%).

De acordo com a informação disponível para os países membros da área do Euro relativa a Janeiro de 2011, o IHPC português (indicador de inflação mais apropriado para comparações entre os diferentes países da União Europeia) registou uma taxa de variação homóloga 1,3 p.p. superior ao valor médio do grupo (2,3%). Em Fevereiro esta diferença terá diminuído para 1,1 p.p., de acordo com a estimativa do Eurostat para o conjunto da área.

O IHPC português apresentou, entre Janeiro e Fevereiro de 2011, uma taxa de variação de -0,1%, valor inferior em 0,1 p.p. ao observado no período homólogo do ano anterior.

Em Fevereiro, tendo por base a estimativa do Eurostat, a taxa de variação mensal do IHPC da área do Euro terá sido 0,4%, superior em 0,1 p.p. à observada em igual período do ano anterior.

Em Fevereiro de 2011, a variação média dos últimos doze meses, medida pelo IHPC português, aumentou para 2% (1,7% em Janeiro).

De acordo com os últimos dados disponíveis sobre a evolução dos preços no consumidor na área do Euro, a taxa de inflação média portuguesa foi igual à observada para os países pertencentes à área do Euro em Janeiro de 2011. Em Fevereiro, a taxa de inflação média portuguesa será superior em 0,1 p.p. à da área do Euro, tendo como base a estimativa do Eurostat.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *