Distribuição

Receitas do Carrefour ultrapassam os 100 mil milhões

Por a 3 de Março de 2011 as 16:50

O segundo maior retalhista mundial ultrapassou pela primeira vez os 100 mil milhões de euros de receitas – mais concretamente 101,018 mil milhões de euros – no final do exercício de 2010, correspondendo a uma subida de 5,8% face ao ano de 2009, referindo o Carrefour, em comunicado, que as vendas Like-for-Like subiram somente 0,9%.

Os lucros do retalhista francês e líder na Europa aumentaram, por sua vez, 56,7%, passando de 276 para 433 milhões de euros, indo, no entanto, contra as previsões dos analistas de mercado que esperavam valores mais altos, na ordem dos 695 milhões de euros.

Lars Oloffson, CEO do Carrefour, refere no comunicado que “numa conjuntura desafiadora, particularmente no segundo semestre, o Carrefour conseguiu atingir um crescimento nas vendas sólido”. O responsável pela companhia adianta ainda que “2010 foi um ano de contrastes para o Carrefour. O nosso plano de transformação está em marcha e continua a demonstrar resultados fortes: melhoria na imagem de preço e ganhos de quota em França, resultados prometedores das lojas piloto Carrefour Planet e uma redução significativa dos custos, ascendendo a 500 milhões de euros. Além disso, obtivemos uma evolução sólida nos mercados emergentes e performances positivas na Bélgica, Polónia, Taiwan e na insígnia Dia”.

De resto, a insígnia Dia – a única com que o Carrefour opera no nosso País – obteve um crescimento de 0,2% nas vendas em Portugal, passando de 915 para 917 milhões de euros, sendo que no último trimestre de 2010 essa evolução foi de 3,2% face ao mesmo período de 2009, totalizando 232 milhões de euros, contra os 225 milhões do ano anterior.

Por regiões, o Carrefour obteve aumentos nas receitas em todas elas, excepto na Europa (excluindo França). Os dados disponibilizados no relatório e contas do grupo revelam um crescimento de 1,5% no mercado doméstico (França) para 41,9 mil milhões de euros, enquanto no restante continente europeu a quebra foi de 2,3%, facturando o Carrefour 33,6 mil milhões de euros.

Foi na América Latina e Ásia que o Carrefour obteve as melhores performances, com as receitas a crescerem 14,6 e 14,9%, respectivamente. Assim, nas Américas, a facturação atingiu os 17,6 mil milhões de euros, enquanto na Ásia totalizou 7,9 mil milhões de euros.

Destaque para o comportamento dos mercados emergentes onde o Carrefour obteve mais 20,3% de receitas, totalizando 34,4 mil milhões de euros, com referência especial para o Brasil (+33,7%), Colômbia (+26,5%), Argentina (+24,2%) e China (20,7%).

Referência ainda para o parque de lojas com que o Carrefour terminou 2010, com o retalhista a abrir ou adquirir mais 1.166 lojas, correspondendo a 902.000m2, terminado o exercício com um total de 15.937 pontos de venda (5.494 em França; 8.302 na Europa; 1.385 na América Latina, e 756 na Ásia).

Deixando a certeza de que “em 2011, vamos incutir um novo momento”, a companhia liderada por Oloffson deixou ainda a certeza de que irá dispersar em bolsa a operação discount do Dia, esperando ainda fechar o actual exercício com mais 800 lojas, com enfoque nos mercados em crescimento.

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