FMCG Marcas

Espanha é a maior responsável pelo défice alimentar português

Por a 3 de Março de 2011 as 15:01

O défice comercial português atingiu três mil milhões de euros em 2010, só no sector agrícola, e a vizinhança não ajuda, pois mais de metade do valor resulta das trocas comerciais no sector com Espanha.

Dos três mil milhões de défice das estatísticas oficiais, 1,527 mil milhões vêm do comércio agrícola com Espanha, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Em 2009, de acordo com a AICEP, Portugal comprou 2,364 mil milhões de euros de bens agrícolas a Espanha (14,2% de todas as importações do sector) e vendeu 839,086 milhões de euros (9,8% do total), num diferencial que, segundo a presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, Maria Antónia Figueiredo, se explica pela tradição, pela proximidade, mas também pelas diferentes apostas económicas nos dois lados da fronteira.

*Lusa

Um comentário

  1. Antonio Burnay Bastos

    7 de Março de 2011 at 11:38

    O título está errado!!!
    O maior responsável pelo deficit alimentar português é Portugal !
    Ou a Espanha obriga-nos a comprar?
    A culpa é sempre dos outros?

    E o artigo tem ainda esta pérola: “… e a vizinhança não ajuda, pois mais de metade do valor resulta das trocas comerciais no sector com Espanha.” Mas que ajuda é que queriam? que os espanhóis vendessem de graça? Bem, é certo que podiam ser pedagógicos dizendo-nos que se não produzimos o suficiente, então que produzamos mais e/ou que comamos menos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *