FMCG Marcas

2 mil milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural e pescas ficaram nos cofres da UE

Por a 25 de Fevereiro de 2011 as 9:28

Segundo avança a agência EFE, os países da União Europeia (UE) deixaram nos cofres um total de 2,045 mil milhões de euros, correspondentes a fundos para o desenvolvimento rural e pescas no final do exercício de 2010, indicando que esta realidade de deveu à crise económica que dificultou aos executivos nacionais a atribuição de alguns programas.

Isto significa que a UE utilizou 86% do valor total anual para as medidas e políticas de desenvolvimento rural e 82% do valor para o Fundo Europeu da Pesca, segundo informou recentemente o comissário europeu responsável pela Programação Financeira e Orçamento, Janusz Lewandowski.

O documento avalia a execução proposta para 2010 e no capítulo da “gestão e conservação de recursos naturais” que inclui a agricultura e as pescas, assinala-se que dos 58,118 mil milhões de euros, só foram utilizados 96%, ou seja, 56,014 mil milhões de euros.

Totalmente utilizados foram os fundos para medidas de mercado e ajudas directas, em 2010, no valor de 43,669 mil milhões de euros, ao contrário do que aconteceu para o desenvolvimento rural, onde os fundos servem programas co-financiados pelos países com o objectivo de potenciar as actividades distintas ou complementares à agricultura.

Dentro do capítulo para o desenvolvimento rural (11,490 mil milhões de euros) ficaram por utilizar 1,909 mil milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *