Destaque FMCG Vinhos

Exportações de vinho aumentaram em valor e volume

Por a 21 de Fevereiro de 2011 as 12:47

Os dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativamente aos meses de Janeiro-Novembro 2010, indicam um aumento das exportações dos vinhos tranquilos portugueses (excluindo vinhos do Porto e Madeira) de 30,2%, em valor, e 12,4%, em volume, quando comparado com o mesmo período de 2009.

Angola confirmou-se como o principal importador de vinhos nacionais em volume (50.586.000 hectolitros) e em valor (451.911 euros) apesar da tendência ter sido de decréscimo em valor.

De acordo com Ana Sofia de Oliveira, responsável de marketing e comunicação da ViniPortugal “apesar do contexto económico, 2010 foi um ano de retorno para os vinhos nacionais. O esforço conjunto do sector bem como as acções de promoção nos mercados têm contribuído para esta procura internacional.”

Nos EUA, Brasil e China, os Vinhos de Portugal reforçaram a sua presença tanto em valor como em volume, traduzindo a maior distribuição local dos vinhos nacionais. Os crescimentos foram de respectivamente 18,8%, 51% e 106,2%, em valor, e 10,8%, 53,2% e 147,4%, em volume.

Os número agora analisados e divulgados pela associação responsável pela promoção dos vinhos portugueses nos mercados externos, colocam o Portugal no terceiro lugar do ranking dos países de onde o Brasil importa vinho, logo a seguir ao Chile e à Argentina que beneficiam de impostos substancialmente mais baixos.

“Se adicionarmos a estes números as exportações de vinhos do Porto e da Madeira, verificamos que os Vinhos de Portugal no seu conjunto estão a ganhar, cada vez, mais quota de mercado, ultrapassando por exemplo no Reino Unido as exportações da Argentina e colocando Portugal no 10º lugar”, afirma Ana Sofia de Oliveira.

Com um aumento de 15,9% do preço médio por litro de vinho português exportado, as exportações nacionais de vinho estão a ganhar valor nos mercados externos.

A estratégia da ViniPortugal em 2011 passa, de resto, por reforçar os programas de promoção nos mercados onde se trabalha a imagem dos vinhos, com repercussão no mundo inteiro, como o Reino Unido e os EUA e os países que têm taxas de crescimento de consumo altas, como o Brasil e a China.

No sentido de fortalecer as relações entre Portugal e os mercados alvo a ViniPortugal já tem definido um programa de promoção baseado na estratégia de comunicação e marketing da marca “Wines of Portugal para 2011”, estando já garantida a presença dos vinhos nacionais em algumas das principais feiras mundiais do sector como é a ProWein já em Março.

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