Ponto de Venda Tecnologia

Zetes lança tecnologia que permite ler vários códigos de barra em simultâneo

Por a 7 de Fevereiro de 2011 as 12:16

Nova tecnologia patenteada pela Zetes Burótica baseia-se no processamento digital de imagem para descodificar códigos de barra e detectar bens associados


A Zetes Burótica lançou a Visidot – Visual Traceability. A nova solução permite o reconhecimento automático de vários códigos de barras em simultâneo. A tecnologia já patenteada baseia-se no processamento digital de imagem para descodificar códigos de barra e detectar bens associados.

“A solução alcança um largo campo de vista com câmaras digitais. Permite tirar fotografias da face da palete de forma quase instantânea e processar as imagens”, explicou em entrevista ao Hipersuper Silvério Neves, Sales Manager da Zetes Burótica. Em simultâneo, operador, junto a uma consola, consegue visualizar as imagens e correspondente informação, como códigos de barras descodificados, bens detectados e erros, entre outros.

A solução oferece três grandes vantagens: a rapidez de actuação na correcção de erro: através da imagem, o operador identifica o erro e reage de imediato; um processo sem erros: além de ser rápido e eficaz, a capacidade Dual (Detect Unlabelled Asset localion) permite detectar se alguma caixa não tem código de barras. Além de efectuar uma guarda de prova de verificação: após processamento e validação, as imagens e informação são arquivadas. A solução possibilita, desta forma, que todos os elos da cadeia de fornecimento possam aceder via Web às imagens com a mesma capacidade de visualização que o operador tem no posto de controlo.

Bens de consumo

São as áreas ligadas aos bens de consumo e ao sector alimentar que mais podem beneficiar com a tecnologia. Silvério Neves dá exemplos: “para a verificação de expedição nos fornecedores de grande superfícies, o operador fica com uma prova de imagem da palete enviada, consegue garantir que todas as paletes possuem um código de barras, evitando erros e penalizações, e assegura a rastreabilidade. A solução permite às grandes superfícies optimizarem o processo de qualidade já que o fornecedor tem um avançado mecanismo de controlo”.

O sector dos medicamentos e produtos de elevado valor também tira partido da Visidot – Visual Traceability. Por exemplo, “na verificação de recepção e expedição de paletes é possível associar a cada caixa ou produto, concretamente no código de barras “datamatrix”, informação para combater a contrafacção (serizalização para controlo de canal) e promover a rastreabilidade (lote e validade para controlo do processo). Na verificação do processo de packing, por exemplo, permite a leitura simultânea de todos os códigos de produtos introduzidos numa caixa, sejam estes medicamentos ou produtos de electrónica.

Por último, o exemplo da gestão de bens retornáveis, concretamente a recepção e expedição. “Permite serializar e controlar de forma eficiente cada bem (por ter capacidade de ler vários códigos de barras num campo alargado). E os processos de facturação ou controlo de fluxo tornam-se transparentes e sem erros”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *