Destaque Distribuição

Vendas no retalho nacional caem 0,8% em Dezembro e 2,3% no 4.º trimestre

Por a 31 de Janeiro de 2011 as 12:43

De acordo com as contas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho, em Dezembro de 2010, foi -0,8%. Esta variação foi menos negativa que a verificada no mês precedente (-4,9%), o que resultou de taxas superiores, comparativamente a Novembro, observadas em todos os agrupamentos.

A diminuição do índice agregado resultou de comportamentos distintos dos agrupamentos, com os produtos alimentares a apresentarem uma variação homóloga de 2,2%, superior em 3,7 p.p. à observada no mês anterior, enquanto no agrupamento de produtos não alimentares a variação foi -3,5% (-7,9% em Novembro).

Com exclusão da componente de combustíveis, as taxas de variação homóloga do índice total e do agrupamento de produtos não alimentares situaram-se em 0,1% e em -2,2%, respectivamente (-4,6% e -8,2% em Novembro).

Em termos nominais, o índice apresentou uma variação de 0,4%, superior em 4,1 p.p. à observada em Novembro.

No quarto trimestre de 2010, por sua vez, as vendas no comércio a retalho diminuíram 2,3% em termos homólogos (variação de -0,6% no trimestre anterior). As variações homólogas trimestrais dos agrupamentos de produtos alimentares e de produtos não alimentares foram 1% e -5,2%, respectivamente.

O índice agregado excluindo a componente de combustíveis apresentou no 4.º trimestre uma variação de -1,7% em termos homólogos (-0,1% no trimestre anterior).

Comparativamente com o mês anterior, o índice agregado do comércio a retalho registou uma taxa de variação de 4,7% (-4,1% em Novembro). O índice de volume de negócios no comércio de produtos alimentares aumentou 4,3% (diminuiu 4,2% em Novembro) e o de produtos não alimentares apresentou um crescimento de 5,1% (variação de -4% no mês precedente).

A variação média nos últimos doze meses do índice total foi -0,4%, inferior em 0,2 p.p. à observada em Novembro. A componente de produtos alimentares registou um aumento de 2,3% (2,7% no mês precedente) e o agrupamento de produtos não alimentares diminuiu 2,9% (variação de -2,6% em Novembro).

Já no que diz respeito ao emprego, os dados do INE revelam uma variação de -0,4% em termos homólogos (-0,2% em Novembro). O agrupamento de produtos alimentares aumentou 0,6%, inferior em 0,5 p.p. à variação do mês anterior, enquanto o de produtos não alimentares registou uma variação de -1,2%, idêntica à observada em Novembro.

Face ao mês anterior registou-se uma variação de 0,1% no índice de emprego no comércio a retalho (0,3% em Dezembro do ano anterior). O índice de emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de -0,2% (0,2% em Dezembro de 2009) e no de produtos não alimentares observou-se um aumento de 0,4% (variação idêntica à observada no mesmo mês do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses foi -0,3%, superior em 0,1 p.p. à registada em Novembro.

Finalmente, as remunerações no comércio a retalho apresentaram uma variação homóloga de 3,8% (-0,3% no mês anterior). A variação homóloga do agrupamento de produtos alimentares foi 2,8% (-2,6% em Novembro), enquanto no agrupamento de produtos não alimentares se registou uma variação de 4,4% (1,6% no mês precedente).

Face a Novembro, o índice das remunerações aumentou 7,8% (3,5% em Dezembro de 2009). Nos últimos doze meses, a taxa de variação média das remunerações foi 0,7% (0,1 no mês anterior).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *