Emprego & Formação Opinião

Estratégias à prova de 2011 – Como contornar a incerteza

Por a 25 de Janeiro de 2011 as 10:31

Entrámos no segundo milénio da Era Moderna e a nossa economia vive um dos seus estados de maior transformação. Resultado que associo directamente aos efeitos da especulação no jogo financeiro internacional e à imagem errada que criámos do desenvolvimento dos ciclos económicos.

A rapidez das nossas comunicações permitiram que, durante a fase de ascensão do ciclo, se criassem autênticos impérios sustentados em pouco mais que expectativas de ciclos vindouros. Neste momento estamos a passar a outra fase do ciclo: a fase do decrescimento e do abrandamento.

Em Portugal os efeitos da crise mundial têm sido menores, pois só vieram adensar a nossa própria crise. Infelizmente, ainda não chegámos a um consenso sobre esta visão e continuamos a fazer depender as nossas acções e crenças sobre outrem que nos possa auxiliar, desresponsabilizando-nos a nós próprios. A nossa fotografia para a história deste início de 2011 não é a mais positiva, existindo demasiadas dúvidas no ar. Estará para breve a entrada do FMI? Será o plano de austeridade eficaz para estancar o aumento do défice da finança pública? A quem e a que custo venderemos a nossa dívida pública? O preço do petróleo vai disparar novamente? Que leitura devemos fazer dos media, para não estarmos sujeitos a pseudo-ataques terroristas, como o do açúcar? O que acontecerá a muitos postos de trabalho com a nova regulamentação do despedimento? Precisamos rapidamente de estratégias eficazes que nos dotem da vitalidade e motivação certa para enfrentar o Bug Y-2011. Mas quais?

Estratégias Y-2011-Safe

Importa assumir que o nosso maior impedimento para a acção é o facto de não assumirmos uma direcção para a mesma. É essencial que comecemos 2011 com uma ideia clara dos nossos objectivos. Objectivos claros, de fácil compreensão, escaláveis e ao nosso alcance. Tão ao nosso alcance, que consigamos ter a percepção de que sozinhos estamos a conseguir aumentar a nossa produtividade geral, influenciando o grupo.

Temos também de assumir uma postura proactiva, que nos permita estar à frente do tempo e enfrentar as situações adversas que possam surgir. Sendo proactivos na pesquisa de informação, identificação de problemas e criação de soluções, seremos por inerência mais resilientes e adaptáveis.

Ninguém pode parar o tempo e evitar a evolução das coisas. O mundo é mesmo feito de mudança e é preciso estar sempre na linha da frente, preparados para a receber e moldarmo-nos a ela, e ela a nós. Ser resiliente e adaptável – a nível pessoal e profissional – significa isto mesmo: receber o impacto da mudança e dar-lhe uma resposta adequada e, sobretudo, construtiva.

Coloque em prática a sua estratégia

A melhor forma de pôr em prática a sua estratégia será talvez a mais simples: coloque-a no papel. Redija os seus objectivos em tópicos e trace em alíneas os passos que a mesma deve ter.

Poucos tópicos não são necessariamente um mau sinal; mas poucas alíneas associadas aos tópicos que redigiu podem indicar que não está a traçar a sua estratégia de forma tão completa e exigente quanto devia. Quanto melhor conseguir descrever a forma como os seus objectivos serão construídos, mais facilmente lhe ocorrerão ideias que flexibilizem e agilizem a sua estratégia.

À medida que vai cumprindo cada objectivo traçado, deve reflectir sobre o mesmo e analisar a forma como correu, destacando quais os proveitos finais e o que ganhou no decorrer do processo. Se verificar que utilizou estratégias não adaptativas, elimine-as do seu registo comportamental; se identificou uma forma mais que positiva, registe-a e utilize-a o mais que possível.

Benefícios de uma estratégia Y-2011-Safe

Num clima de grande incerteza como o de 2011, ter um plano de acção pode fazer toda a diferença para manter o emprego, aumentar o volume de negócio da sua empresa, gerar novos projectos ou tão simplesmente (mas não menos essencial), eliminar parte da incerteza. E neste momento, a incerteza é o maior inimigo do seu sucesso profissional.

Pedro Nunes, Senior Consultant HAYS Recruiting experts in Retail, [email protected]

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *