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Redes sociais como novo canal de venda

Por a 24 de Janeiro de 2011 as 15:12

Com os consumidores a passarem cada vez mais tempo nas redes sociais, converter o botão “Gosto” em “Comprar” parece ser um dos grandes desafios (ou trunfos) para as empresas/marcas no futuro próximo, revela um estudo da Booz&Co, “Social Media Emerges as a Commerce Channel”, admitindo que, “se o mercado do comércio electrónico nas redes sociais está ainda numa fase embrionária, este transformar-se-á se as empresas/marcas olharem para este canal de forma diferente”, avançando com a estimativa das receitas globais poderem vir a ascender a 30 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de euros) anualmente, em 2015.

O estudo diz que, com esta evolução, o comércio social ocupará um lugar ao lado das lojas físicas, televendas e e-commerce tradicional, afirmando-se como um “canal de vendas por direito próprio”.

De resto, o estudo salienta mesmo que as redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas (e consumidores) comunicam e mantém relações, revelando que, globalmente, um utilizador da Internet está, em média, mais de quatro horas e meia por semana nas redes sociais, representando, inclusivamente, mais tempo que o e-mail. Ora, os autores do estudo admitem que o tempo passado nas redes sociais acaba, mais tarde ou mais cedo, por influenciar a forma como e o que as pessoas/consumidores compram, admitindo mesmo que, em virtude destas transformações, “já não se pode falar dos 4 P’s do Marketing (product, price, place, promotion), mas de cinco, juntando-lhe o “P” de people”.

“Se as redes sociais estão a criar novos desafios as empresas, não deixa de ser verdade que também estão a criar novas oportunidades”, conclui o estudo. “O desafio está agora do lado dos marketers e estrategas que terão de compreender rapidamente como é que estes consumidores se comportam nas redes sociais e como poderão tirar partido delas para criarem as suas próprias plataformas de comércio social”.

Os quatro conselhos entretanto deixados pelos autores do estudo às empresas/marcas são:

1-Comece depressa e aprenda à medida que vai avançando;
2-Desenvolva uma estratégia para recolher os dados necessários;
3-Definir o que deverá ser a experiência do utilizador;
4-Integrar o comércio social numa estratégia global multi-canal.

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