FMCG Marcas

Brasil aumenta em 20,5% cultura de transgénicos

Por a 20 de Janeiro de 2011 as 12:26

A área de cultivo de variedades geneticamente modificadas no Brasil cresceu em 2010 20,5% em relação ao ano anterior. Os transgénicos ocuparam 25,8 milhões de hectares, superfície que representa 2,8 vezes a área de Portugal continental.


Os dados publicados pela Céleres, empresa brasileira especialista em consultoria agrícola, indicam ainda que, como o Brasil permite a cultura de variedades transgénicas de soja, algodão e milho, tem registado aumentos “substanciais de produtividade e de qualidade dos produtos finais”.

Segundo a Céleres, em 2010, foram cultivados 18,1 milhões de hectares com variedades de soja transgénica, ou 76,2% da superfície total de soja semeada, 325 mil hectares com variedades de algodão transgênico ou 26,6% da superfície cultivada e 7,37 milhões de hectares semeados com variedades de milho transgénico ou 57,2% da área total de milho semeado.

Segundo Pedro Fevereiro, presidente do CiB (Centro de Informação de Biotecnologia), “continua assim a cavar-se o fosso entre a Europa e os países de outras regiões do globo, que vêem nesta tecnologia não só uma forma mais eficiente e segura de produzir, como também uma forma de rentabilizar o investimento na produção primária e de preservar o agro-ambiente. É impensável que a Europa e Portugal continuem a prejudicar os produtores nacionais, impedindo-os de ter acesso às variedades melhoradas com recurso à tecnologia do DNA recombinante”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *