FMCG Marcas

Inovação agrícola tornou-se a chave para a redução da pobreza

Por a 13 de Janeiro de 2011 as 9:51

O Instituto Worldwatch divulgou recentemente o seu relatório sobre o Estado do Mundo 2011: Inovações que nutrem o planeta, que destaca as inovações agrícolas bem sucedidas e desvenda os maiores sucessos na prevenção do desperdício de alimentos, promovendo resistência às mudanças climáticas e fortalecendo a agricultura nas cidades.

O relatório proporciona um guia para o aumento dos investimentos agrícolas e formas mais eficientes de minimizar a fome e a pobreza globais. A partir das ideias dos maiores especialistas em agricultura e das centenas de inovações já implementadas na prática, o relatório destaca 15 “receitas” ambientalmente sustentáveis e comprovadas.

“O progresso demonstrado neste relatório irá prover informações aos governos, formuladores de políticas, ONGs e doadores que tentam travar o avanço da fome e da pobreza, fornecendo um guia claro para expansão ou duplicação destes sucessos em qualquer lugar”, diz o presidente do Instituto Worldwatch, Christopher Flavin. “Precisamos que as pessoas que influenciam o desenvolvimento agrícola mundial se comprometam com o apoio a longo prazo aos agricultores, que constituem 80% da população da África”.

O Estado do Mundo 2011 chega num momento em que as iniciativas sobre a fome mundial e a segurança alimentar – tais como o programa Alimento para o Futuro da administração Obama, o Programa de Segurança Alimentar e Agricultura Global (Global Agriculture and Food Security Program – GAFSP), o Programa Mundial de Alimentos (World Food Programme – WFP) da ONU e o Programa de Desenvolvimento Abrangente da Agricultura da África (Comprehensive Africa Agriculture Development Programme – CAADP) – necessitam de orientação, à medida que procuram o aumento dos investimentos na agricultura.

Em 2010, governos, fundações e indivíduos forneceram menos de 4 bilhões de dólares para apoiar projectos agrícolas na África, com base nas estatísticas das Nações Unidas, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Ainda que se espere que a procura para o desenvolvimento agrícola cresça em 2011, boa parte do dinheiro ainda precisa ser levantado e destinado aos agricultores pobres da África.

“A comunidade internacional tem negligenciado segmentos inteiros do sistema alimentar no esforço de reduzir a fome e a pobreza”, disse Danielle Nierenberg, co-directora do projecto Nutrindo o Planeta da Worldwatch. “As soluções não virão necessariamente da maior produção de alimentos, mas da mudança do que as crianças comem nas escolas, como os alimentos são processados e comercializados e em que tipos de comércio de alimentos estamos investindo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *