Destaque Distribuição

Portugueses gastam menos 22,7% em compras este Natal

Por a 21 de Dezembro de 2010 as 14:27

De acordo com um recente estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre o consumo dos portugueses na época de Natal, concluiu que o gasto médio da população portuguesa para este Natal ronda os 373 euros. Isto significa um decréscimo de 22,7% face a igual período do ano anterior, altura em que a média se situava nos 490 euros.

O estudo regista ainda que 57,1% dos portugueses pretende reduzir os gastos com o Natal em 2010 e que só 6,2% pretende gastar mais do que no ano passado. Em relação aos locais de compra, a maioria dos portugueses (43%) admite conciliar os centros comerciais com o comércio de rua, embora quase 40% revele que comprará exclusivamente nas grandes superfícies. Só 8,6% comprará apenas no comércio tradicional.

Os mais beneficiados com as prendas no sapatinho são, naturalmente, as crianças. No caso dos agregados familiares com filhos – 45% dos inquiridos – todos referiram a intenção de presentear os mais novos. O segundo grupo mais privilegiado é o dos cônjuges que, em 86% dos casos, vão poder contar com um presente na noite de Natal. Um total de 60% dos inquiridos admite comprar prendas para pais, irmãos e outros familiares. Apenas 21% pretende alargar a lista de compras aos amigos.

Em qualquer faixa etária, a tendência para oferecer roupa e sapatos é notória. No caso das prendas dirigidas a crianças até aos 12 anos, os produtos mais comprados serão roupa/sapatos – 21,6% – e jogos educativos – 20,4%. Para os adolescentes entre os 12 e os 18 anos, as escolhas recaem na roupa/sapatos – 27,6% – seguidas de livros – 25,2%. No caso dos presentes oferecidos a adultos, a eleição vai, uma vez mais, para a roupa/sapatos – 17,3% – seguida de perfumes/cosméticos – 15%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *