FMCG Marcas

Novos equipamentos com Android roubam protagonismo à Nokia

Por a 20 de Dezembro de 2010 as 15:29

Os portugueses compraram 1,6 milhões de telemóveis no terceiro trimestre de 2010, mais 12% face ao mesmo período do ano anterior, segundo o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.


O segmento de “smartphones” cresceu 82% e foi o que mais contribuiu para o crescimento da categoria. Foram vendidas 251 mil unidades de “smartphones”, com destaque para os equipamentos com sistema operativo Android, o sub-segmento que mais cresceu.

Os telemóveis tradicionais apresentaram um crescimento de 4% face ao período homólogo, com 1,3 milhões de unidades vendidas, “numa dinâmica comercial fortemente apoiada nas vendas de terminais de gama baixa”.

“Os resultados de vendas dos terminais Android em Portugal são o facto mais relevante da evolução recente do mercado”, afirma Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da IDC. “Em apenas dois anos tornou-se a segunda maior plataforma de smartphones em Portugal, com uma quota de mercado de 34%, face aos 48% da plataforma Symbian da Nokia, que tem um longo historial de líderança do mercado de smartphones”.

Francisco Jerónimo destaca “as características técnicas dos telefones, a intuitiva experiência de utilização, o elevado número de aplicações gratuitas, as parcerias com os fabricantes de terminais e operadores móveis e, por último, o preço competitivo dos terminais” dos equipamentos com o sistema operativo da Google.

A IDC estima que durante a segunda metade de 2011 os terminais com Android alcancem a liderança do mercado de “smartphones”, em resultado do número de novos modelos que serão lançados por fabricantes como a HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson, assim como pelos operadores com marca própria, a preços bastante inferiores aos dos modelos actuais.

O crescimento previsto para 2011 para os terminais com este sistema operativo é de 139%, consideravelmente superior às previsões de crescimento de 15% para os terminais Symbian, e de 59% para a categoria de “smartphones”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *