FMCG Marcas

PepsiCo adquire controlo da russa Wimm-Bill-Dann

Por a 2 de Dezembro de 2010 as 13:54

A PepsiCo acordou a compra de 66% da Wimm-Bill-Dann (WBD) por 3,8 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros), planeando adquirir o controlo total da empresa produtora de sumos e produtos lácteos, numa operação que tornará a PepsiCo no maior grupo alimentar e bebidas na Rússia.

Caso esta operação seja aprovada, o negócio aumentará significativamente o crescimento internacional da PepsiCo e ajudará o grupo norte-americano a atingir o objectivo de deter um negócio alimentar no valor de 30 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros) em 2020.

A WBD é uma das maiores produtoras de sumos e produtos lácteos na Rússia, encontrando-se há já bastante tempo na lista de vários grupos para uma possível compra.

A PepsiCo já admitiu, em comunicado, que, caso esta operação seja aprovada, irá avançar para a aquisição do restante capital da companhia russa. A actual oferta de 3,8 mil milhões de dólares pelos 66% da WBD é quase três vezes mais que a última cotação da empresa.

Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, salientou que “este negócio dá a liderança clara à PepsiCo na indústria alimentar e de bebidas na Rússia. Somando o portfólio da Wimm-Bill-Dann ao da PepsiCo é financeiramente atractivo e dá-nos uma plataforma forte e de crescimento nas diversas categorias”.

O responsável máximo da companhia norte-americana referiu ainda que “os lácteos possuem um potencial enorme e inexplorado para fazer a ponte entre snacks e bebidas”, admitindo que há oportunidades emergentes em tornar os snacks mais bebíveis e as bebidas mais snacks, traçando estes aspectos como o próximo desafio para a conveniência alimentar e bebidas.

Esta operação fará a facturação anual da PepsiCo em nutrição e produtos alimentares passar de 10 para 13 mil milhões de dólares, salientando Sergei Plastinin, chairman da WBD, que “esta operação representa um tremendo voto de confiança no futuro do mercado russo”.

O grupo WBD possui 16.000 funcionários e 38 unidades de produção de sumos, babyfood e produtos lácteos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *