Destaque Distribuição

Vendas a retalho voltam a cair em Outubro

Por a 29 de Novembro de 2010 as 14:30

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios no comércio a retalho apresentou, em Outubro, uma diminuição de 1,4% em termos homólogos (variação de -0,6% no mês precedente). Em termos nominais, o índice apresentou uma variação de -0,1%, inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em Setembro.

Segundo a entidade que regula as estatísticas no nosso País, a diminuição do índice agregado resultou da variação negativa do agrupamento de produtos não alimentares (-4,8% em Outubro, -3,3% no mês precedente), atenuada pelo crescimento de 2,4% do índice de produtos alimentares (2,4% em Setembro).

Excluindo a componente de combustíveis, o índice total e o do agrupamento de produtos não alimentares apresentaram, respectivamente, variações homólogas de -0,7% e de -4,4% (-0,2% e -3,1% em Setembro, pela mesma ordem).

Já em relação a Setembro, o índice agregado do comércio a retalho registou uma variação de 0,4% (-1,7% em Setembro, 1,1% em Outubro de 2009). O volume de negócios no comércio de produtos alimentares aumentou 1,7% (-1,1% em Setembro, 1,7% em Outubro do ano anterior), enquanto o de produtos não alimentares diminuiu 0,9% (diminuição de 2,2% no mês precedente e aumento de 0,6% em Outubro de 2009).

A variação média nos últimos doze meses das vendas no comércio a retalho situou-se em 0,1% (valor idêntico ao observado em Setembro). A componente de produtos alimentares registou um crescimento de 2,9% (2,7% no mês anterior) e o agrupamento de produtos não alimentares diminuiu 2,3% (variação de -2,2% em Setembro).

No que diz respeito ao emprego, o INE revela que, em Outubro, o emprego no comércio a retalho diminuiu 0,1% em termos homólogos (em Setembro esta variação foi -0,4%).

O agrupamento de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 1.3%, 0,9 p.p. superior à do mês precedente, enquanto o agrupamento de produtos não alimentares apresentou uma variação de -1,3%, inferior em 0,2 p.p. à observada em Setembro.

Face ao mês anterior registou-se uma variação nula do índice de emprego no comércio a retalho (-0,2% em Outubro 2009). O emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 0,6% (-0,3% em Outubro do ano anterior) e no de produtos não alimentares observou-se uma diminuição de 0,4% (variação de -0,2% em Outubro do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses situou-se em -0,7%, 0,3 p.p. superior à verificada em Setembro.

Finalmente, o índice das remunerações do comércio a retalho apresentou, no décimo mês de 2010, uma variação homóloga de 0,3%, inferior em 0,2 p.p. à registada em Setembro.

No agrupamento de produtos alimentares registou-se uma variação homóloga de -1,4% (-0,9% em Setembro) enquanto no agrupamento de produtos não alimentares esta variação foi 1,6% (1,5% no mês precedente). Face a Setembro, o índice das remunerações aumentou 0,9% (1,2% em Outubro de 2009).

Nos últimos doze meses, a variação média das remunerações foi nula (-0,4% no mês anterior).

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *