Amanhã no Hipersuper: As conclusões do World Retail Congress 2010
Amanhã no Jornal Hipersuper: as principais conclusões do World Retail Congress 2010, Distribuição e sustentabilidade, Perda desconhecida, os produtos de amanhã, análise Kantar Worldpanel, o novo Whiskey The Irishman e Espumante vs Champagne.
Victor Jorge
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos as principais conclusões do World Retail Congress 2010, realizado recentemente na capital alemã. Houve vários conceitos/ideias a sair dos três dias de trabalhos do congresso: se por um lado, é inquestionável a focagem permanente que deve ser feita no consumidor, o comércio virtual ocupou a maioria dos discursos. E para além do e-commerce, houve a chamada de atenção para o … m-commerce.
Ainda no “Retalho”, estivemos no seminário da APED “O ambiente e os novos desafios para a distribuição”, onde uma das conclusões foi que o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente traz benefícios às empresas. As palavras de Carla Sousa Pinto, da Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE), esta aposta “diferencia os produtos dos concorrentes, aumenta a credibilidade da marca/empresa, transmite a ideia de inovação ao mercado e comunica preocupações ambientais a clientes, parceiros de negócio e consumidores”.
Para terminar o “Retalho”, trazemos as principais conclusões do Barómetro Nacional de Furto no Retalho, concebido pela PremiValor, com base em dados de 2009. O estudo, encomendado pela Gateway revela que a quebra desconhecida representa 1,03% do volume de vendas do retalho (estimado em 14,310 mil milhões de euros).
Na “Produção”; aproveitámos a visita ao SIAL 2010, em Paris, para conhecer e dar a conhecer as mais recentes tendências no que diz respeito ao que iremos comer no futuro. No evento realizado em Paris, tentou-se antecipar o futuro e descobrir a fórmula mágica que terá sucesso amanhã. Que ingredientes, texturas, formatos, funções serão mais procuradas? Deixamos 15 grandes tendências do amanhã.
Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “Bacalhau”, revelando que é uma das categorias com mais valor no total FMCG, situando-se no quarto lugar, superado apenas pela carne, leite e frutas.
Nas “Bebidas”, estivemos presentes na apresentação de um novo Whiskey irlandês para o mercado nacional – The Irishman – e que será distribuído, em exclusivo, pela José Maria Vieira (JMV). Em entrevista, Gil Frias, Director Comercial da JMV, salienta que este novo néctar irlandês irá ser divulgado “como se de um perfume se tratasse”.
Nos “Vinhos” e com a aproximação da época festiva, fomos tentar perceber se produtores e distribuidores de espumante e champagne terão razões adicionais para brindar.
Isto tudo além dos artigos de opinião: “O dilema do inovador – ou porque deve deitar fora a caixinha de sugestões”, de Pedro Fernandes (Edigma); “World Retail Congress’10 – terá sucesso quem souber pensar como o seu cliente”, de Ana Teresa Penim e João Catalão (INV e SalesUp); “Perda desconhecida: Três padrões marcam a última década”, de Javier Huelamo (Checkpoint); “Retalho: O gigante dos mercados”, de Marisa Aleixo (Michael Page); e “Rotatividade e retenção – Um equilíbrio frágil”, de Nancy Almeida (Hays Portugal).
No “Profissionalmente Pessoal”, o convidado é Fernando Torres, Presidente do Conselho de Administração da TorresTir.
Boas leituras!