Destaque FMCG Marcas

Lactalis apresenta oferta por Yoplait

Por a 17 de Novembro de 2010 as 14:57

Segundo avança hoje (Quarta-feira) a agência Reuters, citando uma fonte da Lactalis, a empresa francesa de cariz familiar terá oferecido 1,3 mil milhões de euros para adquirir a Yoplait, representando dez vezes mais que o lucro operacional da empresa visada.

Esta oferta parece, contudo, estar abaixo dos 1,5 mil milhões de euros pretendidos pelo CEO da Yoplait, Lucien Fa, e que fora avançada numa entrevista dada pelo responsável há uma semana.

“A oferta da Lactalis, a única oferta francesa, criaria um campeão mundial francês no sector lácteo e manteria a marca Yoplait dentro do património nacional”, refere um comunicado emitido pela Yoplait.

Este negócio, iniciado este mês, pode, contudo, despertar o interesse de outros gigantes da área alimentar, apontando a Reuters como maiores probabilidades a Nestlé e a General Mills – que distribui a marca Yoplait nos EUA -, bem como alguns grupo alimentares asiáticos e private equities.

O negócio pode, no entanto, ser barrado, já que a maior cooperativa de leite francesa, detentora de 50% da Yoplait, já disse que recusava a vender a sua participação.

Na opinião dos analistas da Euromonitor, “potenciais compradores com fortes infra-estruturas nos mercados emergentes e conhecimento no que toca ao lançamento de marcas em novas geografias com crescimento dinâmico como a China, ou que expandam a actividade em mercados já explorados, tais como o México, poderão atingir resultados positivos com a marca a breve prazo”.

De referir que a Lactalis iniciou um processo de aquisições que a levou à compra da Ebro Puleva no início de 2010.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *