FMCG Marcas

80% dos produtos de risco grave para o consumidor espanhol provêem da China

Por a 15 de Novembro de 2010 as 12:08

Os dados recentemente publicado pelo Instituto Nacional do Consumo (INC) espanhol revelam que mais de 80% dos produtos não alimentares com risco grave para os consumidores e que motivaram um alerta no passado mês de Outubro no país vizinho, são provenientes da China.

Dos 46 alertas que o organismo espanhol recebeu, 37 foram de produtos chineses, sendo que os restantes eram referentes a produtos provenientes do México (4), Tailândia (1), Polónia (1), Noruega (1) e desconhecido (2).

Já por produtos, são os brinquedos que lideram o número de denúncias (24), seguidos dos artigos infantis (9) e produtos eléctricos (6). Nalguns casos, o próprio fabricante, como obriga a normativa, comunicou às autoridades a existência de possíveis riscos e adoptou as medidas necessárias para transpô-los, noutros, simplesmente parou-se com a importação, depois da detecção das alterações na fronteira.

Outros 20 produtos foram retirados ou proibida a sua comercialização no mercado espanhol durante o mês de Outubro, devido aos alertas que estavam a motivas, entre outras situações, possíveis asfixias em crianças, infecções e lesões diversas, testemunha o INC.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *