Destaque Distribuição

Vendas no retalho nacional caem pelo segundo mês consecutivo

Por a 29 de Outubro de 2010 as 15:47

O índice de volume de negócios no comércio a retalho apresentou, em Setembro, uma diminuição de 0,6% em termos homólogos (variação de -0,8% no mês precedente), indicam os dados disponibilizados hoje (Sexta-feira) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos nominais, o índice apresentou uma variação de 0,1%, superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada em Agosto.

A diminuição do índice agregado resultou, segundo indica o INE, “de movimentos contrários dos agrupamentos que o constituem”, com o agrupamento de produtos não alimentares a registar uma variação de -3,1%, inferior em 0,3 p.p. à observada no mês anterior. Já a taxa de variação homóloga do agrupamento de produtos alimentares fixou-se em 2,3%, superior em 0,8 p.p. em relação à observada em Agosto.

Excluindo a componente de combustíveis do total e do agrupamento de produtos não alimentares, as variações homólogas foram, respectivamente, 0,0% e -2,4% (-0,5% e -2,7% em Agosto, pela mesma ordem).

No terceiro trimestre de 2010, as vendas no comércio a retalho diminuíram 0,7% em termos homólogos, após um crescimento de 0,3% no 2.º trimestre. As variações homólogas trimestrais dos agrupamentos de produtos alimentares e de produtos não alimentares situaram-se em 2,5% e em -3,4%, respectivamente.

O índice agregado excluindo a componente de combustíveis apresentou no 3.º trimestre uma variação de -0,1% em termos homólogos (1,6% no trimestre anterior).

Em relação a Agosto, o índice agregado do comércio a retalho registou uma variação de -1,4% (-0,7% no mês anterior). O volume de negócios no comércio de produtos alimentares diminuiu 1,2% (-2,1% em Agosto), enquanto no de produtos não alimentares houve uma redução de 1,6% (variação de 0,7% no mês precedente).

A variação média nos últimos doze meses das vendas no comércio a retalho situou-se em 0,1%, 0,2 p.p. superior ao valor observado em Agosto. Em Setembro, o emprego no comércio a retalho diminuiu 0,3% em termos homólogos (em Agosto esta variação foi nula).

Ambos os agrupamentos registaram taxas de variação homólogas inferiores às observadas em Agosto, que se fixaram em 0,3% e de -0,9% respectivamente para o agrupamento de produtos alimentares (0,6% no mês precedente) e de produtos não alimentares (-0,4% em Agosto).

No que diz respeito ao emprego, os dados do INE demonstram que o emprego no comércio a retalho diminuiu 1% (-0,6% em Setembro 2009). O emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de -1,9% (-1,6% em Setembro do ano anterior) e no de produtos não alimentares registou uma diminuição de 0,2% (variação de 0,3% em Setembro do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses situou-se em -1,0%, 0,2 p.p. superior à verificada em Agosto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *