Distribuição

Comércio menos confiante no futuro

Por a 28 de Outubro de 2010 as 13:55

As opiniões sobre o volume de vendas e as perspectivas de actividade deterioraram-se, contribuindo para a diminuição do indicador, enquanto as apreciações sobre as existências apresentaram um contributo positivo no mês de referência, revelam os últimos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As apreciações sobre o volume de vendas reforçaram em Outubro os decréscimos dos dois meses anteriores, interrompendo a acentuada trajectória ascendente iniciada em Maio de 2009. Ambos os subsectores contribuíram para este decréscimo, destacando-se o Comércio a Retalho com um contributo mais acentuado no mês de referência.

Já as opiniões sobre as existências diminuíram, interrompendo a trajectória ascendente iniciada em Maio. Esta diminuição deveu-se ao subsector Comércio por Grosso, enquanto no Comércio a Retalho este saldo apresentou um andamento ascendente.

As apreciações sobre os preços, por sua vez, prolongaram a forte trajectória ascendente iniciada em Junho de 2009, atingindo o valor mais elevado desde Agosto de 2008.

Relativamente às expectativas relativas à evolução dos preços, o INE indica um aumento pelo terceiro mês consecutivo, “embora progressivamente com menor intensidade, após ter diminuído nos três meses anteriores”. Ambos os subsectores contribuíram para o aumento deste saldo no mês em análise.

Também o saldo das perspectivas de actividade reforçou o acentuado perfil descendente apresentado desde Junho, invertendo a trajectória ascendente iniciada em Abril de 2009, observando-se comportamentos negativos em ambos os subsectores nos últimos cinco meses. Finalmente, a informação adicional recolhida trimestralmente indica que “as avaliações sobre o volume de vendas no trimestre observaram um significativo decréscimo, suspendendo a forte trajectória ascendente iniciada em Julho de 2009”, refere o documento do INE. Nos últimos cinco trimestres este comportamento resultou de movimentos no mesmo sentido no Comércio a Retalho e no Comércio por Grosso. As perspectivas de evolução do volume de vendas também se agravaram significativamente em Outubro, retomando o movimento observado em Abril. No trimestre de referência ambos os subsectores observaram andamentos de mesmo sentido que o total do sector.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *