FMCG Marcas

Bruxelas recompensa rótulos ecológicos

Por a 18 de Outubro de 2010 as 15:03

Numa cerimónia a realizar esta noite em Bruxelas, a Comissão Europeia anunciará os vencedores dos prémios de comunicação sobre o rótulo ecológico da UE em 2010. O prémio recompensa resultados notáveis obtidos na sensibilização do público para este rótulo atribuído pela União Europeia a produtos e serviços respeitadores do ambiente. O rótulo ecológico, que tem registado uma rápida expansão, figura hoje em cerca de 25 000 produtos e serviços de alojamento turístico em toda a União Europeia e não só.

A este propósito, Janez Potočnik, Comissário responsável pelo ambiente, referiu que “as empresas da UE têm um importante papel a desempenhar na alteração dos padrões de consumo. Felicito estas empresas pelo seu contributo para melhorar o estado do ambiente e promover um rótulo de excelência”.

Lançado no ano passado, o prémio recompensa actividades de promoção excepcionais na sensibilização do público para o rótulo ecológico da UE. Procura incentivar e inspirar outros detentores do rótulo ecológico da UE para que tirem activamente partido das potencialidades do rótulo nas suas actividades de comercialização.

Para o prémio deste ano foram recebidas candidaturas de 13 organizações de 11 países (Bélgica, Chipre, República Checa, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Países Baixos). Na categoria “prestação de serviços”, foram recebidas candidaturas de vários hotéis, enquanto na categoria “produtores/retalhistas”, os candidatos são fabricantes de uma vasta gama de produtos, do sabão e champô aos produtos de limpeza e revestimentos para solo.

O júri, constituído por peritos no domínio do ambiente e da comunicação e por representantes da Comissão Europeia, avaliou vários critérios, como a qualidade, a criatividade e a relevância das actividades, bem como a utilização efectiva do rótulo.

O rótulo ecológico – o único rótulo ambiental pan-europeu – é um sistema voluntário lançado em 1992 para incentivar a produção e o consumo de produtos e serviços ecológicos em toda a União Europeia.

Actualmente, cerca de 25.000 produtos e serviços ostentam o logótipo do rótulo ecológico, representado por uma flor. Trata-se, nomeadamente, de produtos de limpeza, aparelhos, produtos à base de papel, têxteis, produtos para o lar, produtos para jardinagem e lubrificantes.

O sistema foi revisto de modo a alargar o número de produtos e serviços abrangidos e a centrar-se nos que têm um maior potencial de aperfeiçoamento. O sistema revisto simplifica também as formalidades para as empresas que solicitam o rótulo, reduzindo os respectivos custos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *