FMCG Vinhos

Exportações alemãs de vinho em queda

Por a 13 de Outubro de 2010 as 14:04

Os números do Instituto Alemão do Vinho revelam que as exportações de vinho alemão registaram uma quebra de 13% no primeiro semestre de 2010 face a igual período do ano passado, correspondendo a menos 900 mil hectolitros a saírem das adegas dos produtores alemães para os mercados externos.

Em valor, esta quebra ronda os 9%, correspondendo a menos 178 milhões de euros de encaixe, apontando os responsáveis do instituto alemão a crise como factor preponderante para esta performance.

O valor das exportações de vinhos e qualidade – que representam mais de 80% do total das exportações alemãs – registaram, segundo Monika Reule, directora-geral do instituto, uma subida de 6%, enquanto e volume o crescimento é de 8%.

As exportações para os países fora da União Europeia (UE) mostram um crescimento de 14%, em volume, e 13%, em valor, destacando o instituto as vendas feitas para os EUA. Durante os primeiros seis meses de 2010, os EUA importaram 158.000 hectolitros de vinho alemão, ultrapassando, assim, os 149.000 hectolitros do Reino Unido. O valor das exportações feitas para os EUA atingiram neste período os 50 milhões de euros.

Em comunicado, Reule refere que “enquanto os EUA parecem estar a recuperar da crise económica, o mercado britânico ainda se encontra numa fase de transição de vinhos de preço baixo para uma gama de preço médio”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *